InícioNotíciasPolíticaEstúdios de cinema pedem que Lira não paute PL que regula streaming

Estúdios de cinema pedem que Lira não paute PL que regula streaming

A Motion Picture Association (MPA) Brasil, que representa grandes estúdios de Hollywood e a Netflix, pediu nesta terça-feira (21/5) que o presidente da Câmara, Arthur Lira, não leve ao plenário o projeto de lei que regula serviços de streaming e vídeos sob demanda. A MPA apontou que o texto atual prejudica o setor.

“O projeto traz consigo o risco fundado de aumento de custos aos consumidores, redução de investimentos e obstáculo à competitividade”, afirmou a entidade, que apontou ainda “consideráveis prejuízos do ponto de vista econômico e cultural e das parcerias sólidas entre todos os agentes da indústria” e pediu que a proposta passe por mais discussões técnicas. A MPA representa Disney, NBC Universal, Netflix, Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment e Warner Bros Discovery.

Como mostrou a coluna na semana passada, o relator do projeto, deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará, propôs taxar os streamings e o YouTube, mas isentar o Globoplay, serviço do Grupo Globo.

A tributação de serviços de vídeos sob demanda, televisão por aplicativo e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, a exemplo de Netflix e YouTube, é prevista no projeto com o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Os valores da alíquota serão progressivos, até o máximo de 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, incluindo receitas com publicidade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro ironiza suposta atuação de ex-tesoureiro do PT na Petrobras

Segundo reportagem, indicações para a estatal estariam passando por João Vaccari Neto, preso pela...

Detalhe de foto de William com os filhos chama a atenção; entenda

Em homenagem ao Dia dos Pais, comemorado nesse domingo (16/6) no Reino Unido, os...

Mansão de Anitta foi cenário de novela da Globo; saiba valor do imóvel

Reprodução/Instagram 1 de 1 Foto colorida de Anitta - Metrópoles ...

Marcha da Maconha acontece neste domingo em São Paulo

Neste domingo (16), acontece a Marcha da Maconha 2024. Pela primeira vez em um...

Mais para você