InícioEditorialPolítica NacionalEx-diretor da Abin vai depor à CPMI do 8 de Janeiro na...

Ex-diretor da Abin vai depor à CPMI do 8 de Janeiro na terça-feira

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro retoma os trabalhos na próxima terça-feira, 1º, com o depoimento do ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha. A reunião está marcada para às 9 horas. No dia dos atos, que terminaram com a depredação dos prédios públicos na Praça dos Três Poderes, Cunha era diretor da agência. No entanto, no início de março ele deixou o cargo. Os parlamentares do colegiado apresentaram cinco requerimentos para a convocação de Saulo da Cunha. Um deles é do deputado Delegado Ramagem (PL-RJ). Ele lembrou que a Abin emitiu alertas sobre o risco de ações contra autoridades e o patrimônio público. Os alertas, como acrescenta o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), foram emitidos “inclusive na véspera das invasões e depredação de patrimônio público no domingo”. Já o deputado Marco Feliciano (PL-SP) comentou que, após a invasão, o governo se recusou a dar acesso às imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto. Apesar disso, vídeos foram divulgados em que servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, foram flagrados andando próximo aos manifestantes. Esse foi o caso do ex-chefe do GSI, Marco Edson Gonçalves Dias, mais conhecido como G. Dias. Para o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Magno Malta (PL-ES), a presença de Cunha no colegiado vai colaborar com a transparência nas apurações.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Edu Guedes revela planos de casar com Ana Hickmann

Vem casório por aí! Edu Guedes revelou, durante entrevista ao TV Fama, que pretende...

Brasil cria 244 mil empregos em março, recorde para o mês desde 2010

O mercado formal brasileiro criou 244.315 postos de trabalho com carteira assinada em março....

Dra. Ana Magnani, especialista em procedimentos estéticos nas celebridades, discorre sobre os benefícios do preenchimento glúteo

A injeção de substâncias nos glúteos é feita utilizando líquidos que auxiliam a esculpir...

Mais para você