InícioEditorialExpresso Salvador tem aumento de 49% no número de passageiros em relação...

Expresso Salvador tem aumento de 49% no número de passageiros em relação a 2020

Quase 115 mil passageiros utilizaram o Expresso Salvador durante os seis dias de Carnaval na capital baiana neste ano, um aumento de 49% em relação à última edição da folia, em 2020, quando 77 mil pessoas optaram pelo modal. O balanço divulgado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) mostra ainda que, do primeiro dia da festa até a última terça-feira (21), mais de 2 milhões de foliões foram aos circuitos usando o transporte público.

Segundo o chefe da Semob, Fabrizzio Müller, os números mostram um caminho para a prefeitura: “A solução para a mobilidade, tanto no Carnaval como no dia a dia, mas principalmente numa festa como essa, precisa ser coletiva e pública. A gente precisa tirar os carros particulares da rua, isso fica cada vez mais claro, cada vez mais constatado a cada Carnaval”, disse.

“Claro, todos os modais têm uma importância grande nesse objetivo, mas neste ano o melhor exemplo foi o Expresso Salvador, que bateu todos os recordes de público. Transportamos quase 115 mil pessoas, imagine esse pessoal todo usando carro particular”, completou o secretário.

Mais precisamente, foram 114.497 passageiros transportados pelo Expresso Salvador. Na edição 2023, os ônibus expressos e climatizados conectaram três shoppings da capital baiana aos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina).

“Isso deixa muito claro no que a gente precisa investir. Inclusive, esse será um exercício da Semob para o ano que vem: criar novas linhas expressas e diretas para o Carnaval. Para dar mais conforto à população, mas também tirar mais veículos das ruas e ter um trânsito melhor”, completou Fabrizzio.

Além disso, 452.059 pessoas optaram pelo serviço de ônibus gratuito que liga o Calabar, próximo ao início do circuito Barra/Ondina, à Estação da Lapa, mais um serviço oferecido pela Prefeitura especialmente para o Carnaval. Segundo o balanço da Semob, 2.256.733 passageiros foram transportados nas linhas convencionais que passam pelos circuitos. No Centro Histórico, 140.319 foliões utilizaram o Elevador Lacerda, que funcionou em horários especiais durante a folia.

Do ponto de vista da fiscalização, a Semob realizou 609 autuações a ônibus, táxis e mototáxis, 73 remoções de táxis e mototáxis e 385 abordagens a transportes clandestinos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Governo anuncia empresas vencedoras de licitação de R$ 200 mi da Secom

Ministério das Comunicações tenta resolver queda de popularidade do governo; as empresas apresentaram plano...

Lira recua e diz que errou ao chamar ministro de Lula de incompetente

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil Alexandre Padilha 24 de abril de 2024 | 07:37 ...

Acusado pela ex, filho de Lula já fez post homofóbico: “Monte de gay”

Acusado pela ex-mulher de agressão física e psicológica, o empresário Luís Cláudio Lula da...

Mais para você