InícioEditorialEconomiaFatura mais simples do cartão pode reduzir endividamento

Fatura mais simples do cartão pode reduzir endividamento

Uma fatura do cartão de crédito mais simples e com informações mais claras pode ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões financeiras e reduzir o endividamento. Essa é a conclusão de um estudo do Banco Central com 3 mil pessoas.

O levantamento destaca que os efeitos foram ainda maiores para os participantes com menor nível de escolaridade.

Com os novos modelos, os participantes da pesquisa alegaram mais facilidade para entender os dados. Eles estavam bem informados sobre as consequências de aceitar o crédito rotativo ou parcelamento da fatura.

Os voluntários foram divididos em três grupos. Quando questionados sobre o custo total com os juros do crédito rotativo, a diferença foi grande.

No grupo que recebeu uma fatura semelhante às atuais no Brasil, apenas 1% dos entrevistados deram a resposta certa. Nos outros dois grupos, que viram faturas com informações melhores sobre custos, taxas e juros, o índice de acerto foi de 34%.

Segundo o Banco Central, em 2021, cerca de 65 milhões de cidadãos fizeram mais de 200 milhões de operações com cartão por mês.

Essa modalidade de crédito tem taxas de juros médias acima de 300% ao ano, e são usadas principalmente por pessoas com renda de até dois salários mínimos.

Economia BC aponta que informações mais visíveis ajudam a tomar decisões Brasília 06/10/2022 – 09:09 Leila Santos/ Sumaia Villela Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional cartão de crédito Endividamento juros do cartão de crédito quinta-feira, 6 Outubro, 2022 – 09:09 79:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“70% de certeza”, diz ex-affair sobre possível paternidade de Buda

Nina Capelly, prima de MC Binn, descobriu recentemente que está esperando um bebê. A...

Irmã de Gisele Bündchen decidirá sobre socorro do governo Lula ao RS

Instagram/Reprodução 1 de 1 Gisele Bündchen posa de look marrom e cabelos soltos para...

Câmara aprova decreto que reduz exigências para armas de fogo

Em acordo com o governo federal, a Câmara dos Deputados aprovou no final da...

Mais para você