A festa Banho de Mar à Fantasia, que acontece há quase uma década, na Ladeira da Preguiça, em Salvador, está confirmada para o próximo domingo (12), mas o grupo ainda precisa de ajuda para colocar o tradicional bloco na rua. O evento, promovido pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, neste ano contará apenas com o financiamento coletivo. Qualquer pessoa pode doar.
Até a noite desta sexta-feira (10), a vaquinha arrecadou R$ 5,6 mil. A quantia será usada para custear a banda e as ações culturais para gerar renda para os moradores. Segundo o coletivo, a última edição movimentou a cifra de R$ 1,5 milhão na economia local.
Quem quiser contribuir deve acessar o site da vaquinha: https://www.kickante.com.br/financiamento-coletivo/fianciamento-coletivo-banho-de-mar-a-fantasia-2023. Ainda segundo os organizadores, a festa, que atrai milhares de foliões, é um importante movimento de luta contra a gentrificação (valorização acentuada de uma área urbana) e a especulação imobiliária no local.
Apoio FGM
Em nota, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos (FGM), esclarece que aprovou o apoio financeiro ao Centro Cultural Que Ladeira é Essa?, para a realização da edição 2023 da festa Banho de Mar à Fantasia. No entanto, a não entrega da documentação obrigatória por parte dos organizadores do evento inviabilizou o financiamento.
A FGM também afirma que, se não fosse por isso, o apoio da pasta ao evento se repetiria, assim como nas edições de 2019 e 2020.
“A instituição é atenta e sensível às questões e causas da comunidade cultural da Ladeira da Preguiça, cujas ações de apoio não se restringem à realização da Festa Banho de Mar à Fantasia. Inclusive, em 2022, foi realizada uma edição do projeto Patrimônio é…, que visou dar visibilidade aos projetos que acontecem naquele território, bem como estreitar os laços entre a instituição e os artistas locais”, diz o texto.
O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Jotagê e AJL.