InícioEditorialPolítica NacionalFilhos de Bolsonaro serão suplentes da CPMI do 8 de janeiro; confira...

Filhos de Bolsonaro serão suplentes da CPMI do 8 de janeiro; confira lista de indicados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), serão suplentes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá apurar os atos do 8 de Janeiro. Os partidos e blocos do Congresso Nacional formalizaram, ao longo desta quinta-feira, 11, as indicações para o colegiado, que ainda não foi formalmente instalado. O grupo oposicionista na Câmara ainda aguarda a decisão final sobre o partido Novo, que pleiteia na Justiça o direito a uma cadeira, para indicar um último nome. A CPMI será formada por 16 senadores e 16 deputados.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, pelo PCdoB e pelo PV, escolheu os deputados Rubens Pereira Jr. (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Os suplentes são o ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO). Cotado para assumir uma cadeira na comissão, Lindbergh Farias (PT- RJ), vice-líder do governo na Câmara, foi preterido após tecer críticas ao projeto de lei do novo arcabouço fiscal. A deputada Erika Hilton será a titular do PSOL – Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) é o suplente. Do lado do PL, os membros titulares serão Delegado Ramagem (PL-RJ), André Fernandes (PL-CE), que coletou assinaturas para a instalação do colegiado, e Filipe Barros (PL-PR). Como suplentes, além de Eduardo Bolsonaro, estão Marco Feliciano (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

No Senado, a Oposição anunciou os nomes dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES). Já como suplentes, serão os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC). Os senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Damares Alves (Republicanos-DF) também serão titulares. Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) ficam na suplência. O PT indicou os senadores Rogério Carvalho (SE) e Fabiano Contarato (ES) para representar a sigla na Casa Alta. Há, ainda, a indefinição sobre os nomes escolhidos pelo PSD e pelo União Brasil, que possuem ministérios no governo Lula. A CPMI só funcionará quando tiver pelo menos 17 nomes titulares indicados. Entre os impasses está a vaga do Novo, partido que foi barrado por supostamente não ultrapassar a cláusula de barreira, motivo que levou seus parlamentares a ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) – o ministro Luis Roberto Barroso já pediu uma manifestação da presidência da Câmara sobre os motivos que levaram à exclusão do Novo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roda Viva não pergunta a Leite sobre motores roubados de comportas

Governador do Rio Grande do Sul foi pouco questionado sobre falhas na manutenção do...

Satélite mapeia áreas que não poderão mais ser habitadas, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em entrevista ao...

Brasil passa a ter seis restaurantes com duas estrelas Michelan; confira lista

Após quatro anos, o Guide Michelin voltou, nesta segunda-feira (20), a avaliar os restaurantes...

Pacheco defende lei sobre IA para não precisar de Judiciário

Presidente do Senado diz que projeto deve passar no 1º semestre porque o Poder...

Mais para você