InícioEditorialPolítica NacionalFlávio Bolsonaro critica fala de Lula em SP: “É racismo”

Flávio Bolsonaro critica fala de Lula em SP: “É racismo”

“Afrodescendente assim gosta de um batuque”, disse o presidente a uma jovem negra em evento no ABC Paulista na 6ª feira (2.fev)

Na foto, Flávio Bolsonaro em sessão do Senado Federal Sérgio Lima/Poder360 – 22.out.2019

PODER360 3.fev.2024 (sábado) – 12h23

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sugerir que uma mulher negra gostava de “batuque e tambor”. A declaração, dada pelo chefe do Executivo em evento no ABC Paulista na 6ª feira (2.fev.2024), foi chamada de “racismo” e “mau-caratismo” pelo filho de Jair Bolsonaro (PL).

“Lula não tem nada de inocente. Ao invés de prestigiar a jovem pelo prêmio, ele a limitou a uma visão preconceituosa e medíocre”, escreveu neste sábado (3.jan) em seu perfil no X (antigo Twitter).

Flávio resgatou ainda o episódio em que o presidente disse que o Brasil tem “profunda gratidão”pelo que foi produzido pelo continente africano no país durante a escravidão. A declaração é de julho de 2023, durante visita de Lula a Cabo Verde.

Lula não tem nada de inocente. Ao invés de prestigiar a jovem pelo prêmio, ele a limitou a uma visão preconceituosa e medíocre.

E há pouco tempo Lula agradeceu à África por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão.

É racismo. É mau-caratismo. É desrespeito! pic.twitter.com/Mo1iIjfqGD

— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) February 3, 2024

Eis a íntegra do que falou o presidente: “Essa menina bonita que está aqui… Eu estava perguntando: ‘O que é que faz essa moça sentada? O que é que faz essa moça sentada que eu não ouvi ninguém falar o nome dela?’. Eu falei: ‘Ela é cantora. Ela vai cantar’. Aí perguntei: ‘Não, não vai ter música. Então ela vai batucar alguma coisa? Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque, de um tambor’. Também não é”.

E continuou: “Eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é que é essa moça?  Essa moça foi premiada o ano que vem como a mais importante aprendiz desta empresa e ganhou um prêmio na Alemanha”.

Assista (4min56s):

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Entenda a negociação entre Brasil e Paraguai sobre Itaipu

Governos dos 2 países discutem tarifas de 2024 e revisão do chamado anexo C...

Mendonça dá 60 dias para empresas renegociarem acordos com Lava Jato

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 60 dias...

Moraes derruba decisões de Receita e Carf contra Globo e atores

Depois de decisões favoráveis do ministro Cristiano Zanin e da Primeira Turma do STF,...

Canadá propõe regras para atuação de plataformas digitais

A Lei de Danos On-line foi apresentada ao Parlamento pelo governo de Justin Trudeau;...

Mais para você