InícioEditorialPolítica NacionalFrança recebe proposta de Paes e Castro para que Santos Dumont opere...

França recebe proposta de Paes e Castro para que Santos Dumont opere apenas ponte aérea com Brasília e Congonhas

Reprodução/TV Brasil

Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, recebeu nesta terça-feira, 25, em Brasília, o governador e o prefeito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e Eduardo Paes, com a proposta de estabelecer que o aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, opere voos apenas para o aeroporto internacional de Brasília e para Congonhas, em São Paulo. Com a limitação, o aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, voltaria a operar voos de diferentes destinos e companhias em maior número, possibilitando atingir a capacidade para que é proposto, e desafogando o Santos Dumont, que hoje sofre com grandes filas e capacidade de passageiros beirando seu limite máximo.

Na quarta-feira, 26, Márcio França tem reunião marcada com representantes da empresa Changi, de Singapura, maior controladora da concessionária RioGaleão, e que desde o ano passado encaminha processo de devolução da concessão alegando prejuízos econômicos, devido, principalmente, aos efeitos da pandemia da Covid-19 na aviação civil. No início do mês, França determinou que o aeroporto Santos Dumont não ultrapasse os 10 milhões de passageiros em 2023. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais. “De pronto, determinamos que a operação do Aeroporto Santos Dumont neste ano terá uma redução em relação ao número registrado em 2022, e ficará abaixo de 10 milhões de passageiros em 2023”, escreveu.

“Foi produtiva a conversa com o governador do RJ, Claudio Castro, e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Estado e Município apresentaram uma proposta para retomar o protagonismo do Galeão. Vamos analisá-la. Marcamos um novo encontro para o próximo 16 para avançar na questão. Amanhã, conversaremos com a Changi, que detém a concessão. Existe um consenso: o Galeão é crucial para o País. O governo brasileiro, Estado do RJ e Prefeitura trabalharão para alterar o atual quadro. Precisamos desse compromisso da concessionária”, diz o tuíte do titular da pasta de Portos e Aeroportos. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bahia consegue efeito suspensivo e Arias está liberado para jogar

Santiago Arias poderá entrar em campo diante do Athletico Paranaense neste domingo (24), às...

Ex-participante de reality show é condenado a 8 anos de prisão

Caleb Kennedy, ex-finalista da 19ª temporada do American Idol, foi condenado a oito anos...

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Mais para você