InícioEntretenimentoTecnologiaGeolocalização, influência e incentivo: como a tecnologia auxilia empresas a aumentar seus...

Geolocalização, influência e incentivo: como a tecnologia auxilia empresas a aumentar seus faturamentos

Busca por inovação se tornou constante em setores que vão desde financeiro, educação e até mercado de bebidas

Em estratégias de vendas, a tecnologia é cada vez mais aliada. A internet e as redes sociais são, hoje, as principais vitrines para empresas que vendem produtos e serviços. Seja pela praticidade de oferecer aos clientes uma plataforma dinâmica para escolha e pagamento ou pelo alcance rápido e abrangente que um post pode atingir. O e-commerce brasileiro, que registrou alta de 48,41% no faturamento em todo o ano de 2021, continuou crescendo no primeiro semestre do ano atual, com acréscimo de 13% nas vendas entre janeiro e julho. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Mas não se deve contar apenas com a eficiência das ferramentas digitais, é preciso boas estratégias de engajamento para alavancar os resultados e, neste sentido, a tecnologia está cada vez mais apurada. Um exemplo é o NeuroMaps, uma solução baseada em geolocalização que permite a realização de ações de marketing digital personalizadas de acordo com o contexto dos consumidores.

Testado recentemente pela Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, em um grande banco digital de varejo, o produto resultou em um aumento de engajamento de até 113%, bem acima dos resultadosobtidos com as ferramentas tradicionais de marketing digital. “Os experimentos validaram nossa hipótese de que abordar as pessoas nos lugares e momentos certos, com ofertas relevantes às suas necessidades naquele momento faz toda a diferença”, diz a diretora da Neurotech Daniele Kono.

Influência

Mas não é só aplicar tecnologia de ponta que leva ao maior engajamento e consequente aumento de vendas. A construção de uma marca é feita por pessoas e, neste sentido, é preciso saber conquistar os grandes influenciadores. A percepção do quanto o marketing de influência é importante, levou a BananaZinha, principal produtora de bebida mista à base de cachaça e banana, a buscar garantir sua participação em grandes eventos com famosos, o que elevou as vendas em 20% no primeiro semestre de 2022. “O fato de ver uma pessoa que admiramos consumir algo nos leva a desejar experimentar. Há também um ponto positivo relacionado aos donos de festas e bares que acabam influenciados para introduzir o produto nos estabelecimentos. Marcar a presença offline em festas de pessoas tão engajadas no mundo online elevou nossa marca a outro patamar”, afirma o sócio proprietário da BananaZinha, Carlos Saad.

A marca tem apostado nas ativações em festas que reúnem celebridades para tornar o produto cada vez mais conhecido entre os brasileiros. Em julho, a advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra aproveitou o período de “arraiás” para promover a festa batizada de Ressaca da Doutora, em São Paulo. Mesmo com uma lista de mais de mil convidados, grande parte formada por outras figuras já conhecidas do público, quem roubou a cena foi a “Fonte dos Pinguços” abastecida com a BananaZinha. A ação foi destaque nas redes sociais de Deolane e dos demais presentes. “Nesse caso, foi intencional, já que foi um pedido da própria Deolane de ter algo diferente e que fizesse sentido para a temática da festa”, destaca Saad.

Sistema de recompensas

Apesar de não ser uma novidade, o conceito de marketing de incentivo sempre se reinventa à medida em que as ferramentas tecnológicas avançam. Ideal para companhias que desejam expandir seus pontos de venda, através do engajamento dos vendedores, ele também pode ser usado para vendas online e foi essencial para que muitas empresas enfrentassem a pandemia. Uma das respostas mais eficazes encontradas foi a modernização dos programas de incentivo para adaptar suas funcionalidades rapidamente às necessidades de cada organização.

Ao apostar neste modelo, a Incentivar, primeira plataforma especializada em incentivo inteligente do Brasil, multiplicou a carteira de clientes mais de três vezes em menos de dois anos. No total, são mais de 50 clientes incluindo marcas líderes de seus segmentos como Coca-Cola Femsa, iFood, Wizard, Remax, Hypera, Marilan, entre outras. A empresa desenvolveu uma plataforma SaaS totalmente flexível, considerando que o trabalho híbrido e o home office tornaram mais difíceis tarefas como o monitoramento das atividades dos funcionários e o fornecimento de feedbacks, por exemplo. Por meio de dashboards, tanto os colaboradores quanto seus gestores podem acompanhar o desempenho, pontos a serem resgatados e o quanto falta para a meta ser alcançada.

“Esta solução atende a uma das maiores dores das empresas, que é justamente manter seus times devidamente motivados e focados nas metas traçadas. Para isso é necessário intensificar os incentivos para encorajar os comportamentos desejados. Não é à toa que tivemos um crescimento de mais de 20% em faturamento de janeiro de 2021 até agora e mais do que triplicamos nossa carteira de clientes no mesmo período”, afirma o CEO da Incentivar, Rodolfo Carvalho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sabor que Não Pesa no Bolso: Conheça a tradicional Pizza&Cia, no Rio de Janeiro

Se você é um apaixonado por pizza e busca uma experiência gastronômica inigualável na...

Conselho recomenda que Defesa se desculpe por golpe de 1964

Documento foi aprovado depois de o presidente Lula (PT) vetar qualquer evento relacionado aos...

Dia D da vacinação contra a dengue será no sábado (13)

Neste sábado (13), A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizará o Dia D...

Prefeito de Salvador sobre festa para Davi Brito: “Tudo organizado”

Davi Brito se consagrou como o primeiro finalista do BBB24 e no que depender...

Mais para você