InícioEntretenimentoTecnologiaGOV.BR atinge 130 milhões de usuários

GOV.BR atinge 130 milhões de usuários

O número equivale a 80% da população acima de 18 anos no país. Plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão é fenômeno reconhecido mundialmente e conta com canais de acesso unificados e inserção de perfis para facilitar ainda mais a vida das pessoas durante a navegação.

Cento e trinta milhões de pessoas já são usuárias do GOV.BR, plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão que reúne hoje 4.900 serviços. É o equivalente a 80% da população acima de 18 anos no país. Por intermédio do GOV.BR, serviços de forte impacto econômico-social passaram a ser acessados de forma mais fácil, ágil e cômoda pela população, como as carteiras digitais de trânsito e de trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além do Valores a Receber, do Banco Central, entre tantos outros.

“Saímos praticamente do zero, quando assumimos esta gestão, para 130 milhões de pessoas cadastradas no GOV.BR! É um aumento de mais de 70 vezes nestes três anos e um avanço reconhecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial, que identificou o Brasil como o líder em governo digital nas Américas e entre os países com mais de 100 milhões de habitantes”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, referindo-se ao GovTech Maturity Index, que avaliou 198 economias no mundo. “O GOV.BR combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando a melhoria estrutural da administração pública”.

Efeito desse avanço ao longo dos últimos anos foi a popularização do acesso a serviços digitais. Atualmente, 75% dos serviços do governo estão digitalizados. A plataforma GOV.BR foi se aperfeiçoando ainda mais e, este ano, teve a inserção de diferentes perfis de usuários: empreendedormotoristatrabalhador e o mais novo perfil de estudante. Ao ingressar neles, o usuário encontra um rol de serviços listados. É uma forma lógica e intuitiva de acesso aos serviços de maior interesse, de acordo com seu próprio perfil e momento de vida.

Hoje, 40 milhões dos usuários do GOV.BR já têm nível prata ou ouro no acesso, o que possibilita a utilização de serviços que exigem maior segurança, inclusive contra fraudes – é o caso do acesso ao e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber.

Unificação de canais

Para simplificar ainda mais o uso do GOV.BR, a plataforma começou também este ano a integração de seus canais de acesso. Agora, com a integração, o usuário entra na conta e ainda permanece na mesma página que estava consultando na plataforma. Fica mais simples e cômodo na navegação pela plataforma.

Usuária do GOV.BR, a psicóloga e microempresária Janaina Botelho de Sousa, 41 anos, de Brasília (DF), atesta o quanto o acesso a serviços se tornou mais fácil para o cidadão. “Hoje tenho tudo no digital e agora, já como MEI (microempreendedor individual), tenho usado muito o GOV.BR e faço tudo sem sair de casa. Ganho em tempo e em custo de gasolina, porque não preciso mais ficar indo a lugar algum para resolver as questões”, destaca a empreendedora.

Por | Gov.br

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Djokovic revela que nunca foi amigo de Rafael Nadal

Um dos maiores nomes na história do tênis mundial, Novak Djokovic comentou sobre o...

Indiciamento de Bolsonaro repercute entre políticos e autoridades

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal...

Haddad anuncia bloqueio de R$ 5 bilhões no Orçamento de 2024

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou um bloqueio de aproximadamente R$ 5 bilhões...

Bradesco é condenado por discriminação em “brincadeiras” sobre anticoncepcional para bancárias na Bahia

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) reconheceu uma conduta...

Mais para você