InícioNotíciasPolíticaGovernador do RJ demite braço direito de Valdemar e eleva tensão no...

Governador do RJ demite braço direito de Valdemar e eleva tensão no PL

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro exonerou o braço direito de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. E, dessa forma, aumentou a tensão no partido, que abriga Jair Bolsonaro e, ao menos por ora, o próprio governador.

A exoneração de Bruno Bonetti, unha e carne com Valdemar, foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (1/3). Bonetti também é ultra-aliado do deputado federal Altineu Côrtes, que comanda a legenda no RJ. E é muito próximo do senador Romário, de quem é suplente.

Influente, foi Bonetti quem definiu, em 2022, quais nomes do PL disputariam vaga na Câmara dos Deputados e quais tentariam a Assembleia Legislativa do Rio. No ano passado, a legenda destinou R$ 10 milhões à reeleição de Castro, candidato a governador da sigla que mais recebeu recursos do fundo partidário. Em meio a esse contexto, a demissão pegou de surpresa gente graúda no partido.

A saída de Bonetti, que atuava no gabinete do governador, é consequência do racha no PL na disputa à presidência da Alerj. Como registrou a coluna, a divisão colocou Cláudio Castro e Altineu Côrtes, presidente estadual do partido, em lados opostos. Desde então, o governador já recebeu convites para se filiar ao PP, ao PSD, ao MDB e ao Solidariedade. O destino mais provável de Castro, caso decida mudar de sigla, é o PP.

A aliados, Castro tem dito que só permanecerá no PL se puder indicar um nome para a presidência do partido no RJ, hoje a cargo de Altineu Côrtes. Afirma que, só assim, terá a garantia de que poderá direcionar o apoio do partido aos candidatos que deseja nas eleições municipais de 2024.

Procurados, Altineu Côrtes e Bruno Bonetti não se manifestaram sobre o assunto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você