InícioNotíciasPolíticaGovernadores de Sul e Sudeste se mobilizam contra “jabutis” em reforma

Governadores de Sul e Sudeste se mobilizam contra “jabutis” em reforma

Governadores do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) defenderam nesta quarta-feira (8/11) um adiamento da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária no Senado. Eles se reuniram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O presidente do consórcio e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), argumentou que o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) cria uma “guerra federativa”.

“Os estados do Sul e Sudeste compreendem a importância da refrma tributária, desejam a reforma tributária, apoiamos na Câmara, mas estamos vendo na Câmara a inserção dos chamados jabutis, muitas inserções de itens de última hora que acabam deformando a intenção da própria reforma tributária”, disse Leite a jornalistas.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), defendeu que a retirada de emendas seria o “ideal” para não travar o andamento da reforma. “Do jeito que está sendo colocado hoje, a reforma está criando mais complexidade, criando ilhas de prosperidade tributária, cria um ambiente desigual entre setores”, considerou ele.

Questionado se adiar a votação seria uma solução, Ratinho Jr. disse que essa seria uma medida “importante” para dar tempo ao grupo para apresentar seu contraponto junto aos senadores.

Por sua vez, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), salientou que o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) já contemplaria os estados.

Votação no Senado A PEC da Reforma Tributária está sendo votada no plenário do Senado entre quarta (8/11) e quinta (9/11). O texto foi aprovado na terça (7/11) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Como está sendo alterado no Senado, terá que ser analisado novamente pela Câmara, que aprovou a PEC em julho. Caso os deputados façam novas alterações, a matéria terá que retornar para análise dos senadores.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

INSS começa a pagar décimo terceiro antecipado nesta quarta

Começa nesta quarta-feira (24) o pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social...

Semana de Prevenção ao Câncer de Boca: FACISA Promove Evento Gratuito em Itamaraju

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) em...

Por frente ampla, Nunes se reúne com representantes de partidos

Caciques de 9 siglas que apoiam a reeleição do prefeito de São Paulo compareceram...

Lula cobra ministros, mas teve 74% menos reuniões com parlamentares que Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo O presidente Lula 24 de abril de 2024 | 10:29 ...

Mais para você