InícioEditorialPolítica NacionalGoverno de Ronaldo Caiado tem mais de 80% de aprovação, aponta pesquisa

Governo de Ronaldo Caiado tem mais de 80% de aprovação, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná mostra que político do União Brasil tem a preferência dos goianos em eventual candidatura à Presidência em 2026

Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ronaldo Caiado é o atual governador do estado de Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem 81,4% de aprovação no Estado, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Paraná. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de dezembro e divulgado nesta terça-feira, 12. De junho para dezembro, houve aumento de 5,4 pontos da validação do seu trabalho. Apenas 13,6% dos entrevistados desaprovam seu governo, e 4,9% não souberam opinar. Caiado, que está em seu segundo mandato — e, portanto, não disputará a reeleição —, já manifestou desejo de concorrer à Presidência em 2026. Em seu Estado, o político do União Brasil lidera nos dois cenários apresentados pelo Instituto Paraná.

De acordo com o levantamento, em uma disputa com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (Partido Liberal), ele venceria os dois no Estado. Caiado conta hoje com 37,8% das intenções de voto do eleitorado goiano, enquanto Michelle aparece na segunda posição, com 21%. Lula tem 19,9%, ocupando o terceiro lugar. Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Helder Barbalho (MDB) também são listados (veja abaixo). Em um segundo cenário, no qual o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria candidato à Presidência, Caiado também levaria a melhor. A pesquisa mostra que 42,4% dos goianos votariam nele, enquanto 20,9% apostariam na continuação do governo de Lula, e 12,5% optariam pelo carioca que comanda São Paulo. Michelle não aparece nesta configuração. O governador de Goiás já tentou chegar à presidência em 1989, primeira eleição direta após a ditadura militar, mas ficou em nono lugar, com 0,72% dos votos. Na época, estavam na disputa 22 presidenciáveis. Fernando Collor foi eleito no segundo turno, após derrotar Lula.

A Paraná Pesquisas também avaliou como os goianos veem o governo de Lula. Apenas 39,3% dos eleitores goianos o aprovam, enquanto 55,5% desaprovam, e 5,2% não souberam opinar. Em comparação com a pesquisa realizada em junho, o petista perdeu popularidade na região: houve recuo de 1,4 ponto na aprovação do seu governo. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.546 eleitores com 16 anos ou mais em 76 municípios.

Veja a preferência dos goianos para a Presidência em 2026

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Ivete Sangalo revela por que decidiu sair da Banda Eva: “Novos voos”

Ivete Sangalo abriu o jogo e revelou o que a motivou a sair da...

MEIs terão pequeno alívio com implementação dos novos impostos na Reforma Tributária

Os MEIs (microempreendedores individuais) fazem parte de um regime de tributação próprio, mas terão...

Lula usa posts do X no Bluesky, mas nova rede tem baixo impacto

Perfil tem 93% das publicações reaproveitadas; presidente tem números tímidos de alcance e seguidores ...

Mais para você