InícioNotíciasPolíticaGoverno de SP quer que vítimas em hospital possam votar como os...

Governo de SP quer que vítimas em hospital possam votar como os presos

São Paulo – A Secretaria da Justiça e Cidadania do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) iniciou, nesta quinta-feira (9/11), uma campanha defendendo a instalação de urnas eleitorais em hospitais e casas de repouso para garantir o direito de voto a vítimas de violência nas eleições, assim como já ocorre com parte dos presidiários.

Batizada como “Cidadania para as Vítimas de Violência – todos têm o direito de votar”, a campanha foi anunciada em evento realizado no Pátio do Colégio, no centro da capital paulista, e será apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem compete instalar as seções eleitorais.

“As vítimas de tentativa de homicídio, roubo, estupro e outros delitos graves cometidos com violência ou com mobilidade reduzida devem exercer o direito de voto, nas mesmas condições dos supostos autores dos crimes”, afirma o secretário da Justiça, Fábio Prieto.

O secretário utiliza como argumento a garantia de acessibilidade, pelo Código Eleitoral, a eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, “que é exatamente o direito ao voto no caso das vítimas da criminalidade”.

“As medidas adotadas nas prisões e nas unidades de internação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas poderão ser espelhadas, com adaptações, nas entidades de assistência social e de acolhimento, nos hospitais e, eventualmente, nas residências, inclusive para facilitar o voto de médicos, enfermeiros e funcionários das áreas administrativas”, diz Pietro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – Luiz Ferreira Lima

Luiz Ferreira Lima Data de falecimento: 17/05/2024 Velório: na 1ª igreja Presbiteriana do Brasil (Rua Rui...

Caso Marielle: Moraes mantém prisão do delegado Rivaldo Barbosa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (17/5),...

Vai à Virada Cultural 2024? Vejas dicas de segurança para aproveitar o evento

Neste fim de semana acontece mais uma edição da Virada Cultural de São Paulo,...

Milei volta a dizer que quer fechar o Banco Central da Argentina

Presidente argentino diz ainda que, depois de “limpar” a autoridade monetária, criará lei proibindo...

Mais para você