InícioEditorialGoverno de transição quer retomar Ministério do Trabalho forte

Governo de transição quer retomar Ministério do Trabalho forte

O grupo técnico de Trabalho na transição tem defendido o fortalecimento do Ministério do Trabalho no governo Lula. A pasta foi extinta por Jair Bolsonaro em 2019, mas recriada em 2021 com menos atribuições para abrigar um aliado do presidente.

O colegiado mapeou que políticas para a geração de renda fora do mercado de trabalho formal, ou seja, o trabalho sem carteira assinada, estão fora do Ministério do Trabalho. Atualmente, essas secretarias funcionam no Ministério da Economia e no Ministério da Cidadania.

Com a redução dos direitos trabalhistas e salários baixos, a informalidade tem disparado no Brasil. Em setembro, foi registrado o recorde de 39,3 milhões de trabalhadores informais. Estão na conta os entregadores de aplicativo, por exemplo, setor que não é regulado no país.

Os técnicos do governo de transição também pretendem levar de volta ao Ministério do Trabalho secretarias que tratam de micro e pequenos empresas, cooperativismo e associativismo.

Bolsonaro extinguiu o Ministério do Trabalho assim que subiu a rampa do Planalto, em 2019. Em 2021, recriou a pasta, ainda que esvaziada, para abrigar Onyx Lorenzoni, que depois foi derrotado na disputa pelo governo gaúcho. Hoje, o titular do Trabalho e Previdência é José Carlos Oliveira.

The post Governo de transição quer retomar Ministério do Trabalho forte first appeared on Metrópoles.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, quebra tabu e entra na água para ajudar o RS; entenda

A Turma da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1970,  tem inúmeros...

Cármen Lucia diz que tem medo de ‘coronelismo’ nas redes sociais

Durante evento realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a...

Foco do governo no Rio Grande do Sul será nos abrigos, diz Pimenta

Ministro afirma que a situação “tende a se estender”, porque o volume do rio...

Mais para você