InícioEditorialPolítica NacionalFoco do governo no Rio Grande do Sul será nos abrigos, diz...

Foco do governo no Rio Grande do Sul será nos abrigos, diz Pimenta

Ministro afirma que a situação “tende a se estender”, porque o volume do rio Guaíba deve demorar cerca de 10 dias para baixar

O ministro Paulo Pimenta durante reunião da sala de situação, criada para acompanhar crise no Rio Grande do Sul Henrique Raynal/Casa Civil – 7.mai.2024

Anna Júlia Lopes Mariana Haubert 7.mai.2024 (terça-feira) – 17h12

O ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, anunciou nesta 3ª feira (7.mai.2024) que os abrigos onde está a população atingida pelas chuvas serão o foco do governo federal no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Segundo ele, a situação nos locais “tende a se estender”, porque o volume do rio Guaíba deve demorar cerca de 10 dias para baixar.

“O que fazer com 50.000 pessoas em abrigos na Região Metropolitana [de Porto Alegre]? Três refeições por dia, são 150 mil refeições por dia, água, lixo, material de higiene, descarte de toda essa estrutura”, declarou o ministro na abertura de reunião da sala de situação, criada para acompanhar as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde 28 de abril e já deixaram ao menos 90 mortos.

De acordo com Pimenta, parte dos abrigos não tem banheiro e nem água potável. O ministro da Secom disse que os helicópteros e a estrutura que estão sendo usados no resgate de pessoas desaparecidas terão “outra utilidade”, que será a de chegar nas cidades com suprimentos.

No entanto, o ministro afirmou que ainda há cidadãos a serem resgatados.

As pessoas afetadas pelas chuvas não têm como sair da região. A chuva destruiu estradas e, além disso, o aeroporto de Porto Alegre suspendeu os voos por tempo indeterminado. Segundo o ministro, 2/3 do Estado não têm água e 300 mil pontos estão sem energia elétrica.

O chefe da Secom afirmou que a ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que os ministros retornem para o Rio Grande do Sul na 4ª feira (8.mai). A ida de Pimenta e do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, já está confirmada.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você