InícioEditorialPolítica NacionalGoverno entregará nesta 6ª proposta para cessar greve na educação

Governo entregará nesta 6ª proposta para cessar greve na educação

Professores e técnicos administrativos de instituições federais de ensino pedem reajuste salarial

A proposta foi elaborada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandado por Esther Dweck (foto) Sérgio Lima/Poder360 – 26.fev.2024

PODER360 19.abr.2024 (sexta-feira) – 10h23

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos se comprometeu a apresentar nesta 6ª feira (19.abr.2024) uma proposta para os funcionários públicos federais do setor da educação. Professores e técnicos administrativos estão em greve e pedem um reajuste salarial.

O recado foi dado pelo secretário de Gestão de Pessoas do ministério, José Celso Cardoso Jr., durante participação em sessão da Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na 3ª feira (16.abr).

“Na 6ª feira, o governo vai apresentar uma proposta muito convergente com o que saiu do relatório do grupo de trabalho, que tem o respaldo das entidades que estavam ali presentes”, afirmou José Celso.

O grupo de trabalho citado pelo secretário foi formado por representantes dos ministérios da Educação e da Gestão, de instituições de ensino federais e de sindicatos. Em 27 de março, o relatório final foi entregue à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e ao ministro da Educação, Camilo Santana.

“A gente espera conseguir oferecer uma proposta suficiente, ou próximo disso, para fechar o acordo. Porque é óbvio que a gente considera a greve legítima, em um contexto democrático. Mas é óbvio também que é preciso reconhecer o esforço que está sendo feito pelo governo para dar prioridade e, mais do que isso, centralidade política para esse tema, coisa que raramente aconteceu na história do Brasil”, completou o secretário.

Também segundo José Celso, a reestruturação de carreiras na área da educação é uma pauta antiga e complexa, pois envolve aspectos não apenas orçamentários, mas também técnicos, relativos à forma de organização e funcionamento da carreira. “É uma discussão complexa, uma discussão que não se esgota no curto prazo”, disse.

Leia mais:

Saiba quais instituições federais de ensino entram em greve nesta 2ª Governo está focado em atender demandas dos docentes, diz Rui Costa Governo busca recursos adicionais para negociar greve, diz Camilo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pré-candidato pelo PL no Rio posta foto com fuzil e faz ameaça

Reprodução/Instagram 1 de 1 rodrigo neves policia civil ...

Relembre a morte de 9 estrelas de Direito de Amar, de volta à Globo

Reprodução 1 de 1 Foto colorida da novela Direito de Amar - metrópoles ...

Ciclone extratropical começa a se formar no Sul do Brasil

Um ciclone extratropical vai começar a se formar no Sul do Brasil a partir...

Mais para você