InícioEditorialPolítica NacionalGoverno Lula é visto como péssimo, ruim ou regular por 64,6% da...

Governo Lula é visto como péssimo, ruim ou regular por 64,6% da população de Manaus, diz pesquisa

De acordo com o levantamento do instituto Paraná, 49,6% dos entrevistados desaprovam a administração comandada pelo petista, parcela superior aos 44,6% que aprovam

PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Desaprovação da gestão Lula 3 é maior, principalmente, entre os participantes do gênero masculino (56,6%)

Cinco meses após o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República, a atual gestão petista é considerada péssima, ruim ou regular por 64,6% dos manauaras. É o que aponta o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Paraná Pesquisa com o eleitorado de Manaus. Segundo os dados, dos entrevistados, 33,2% avaliam a atuação do governo como péssima, 9% como ruim e 22,4% como regular. Dos participantes, 19,2 consideram boa a administração do petista e 14,5% ótima. Os indecisos represem 1,7% dos entrevistados. Em relação a aprovação do governo, o levantamento também mostra um cenário mais negativo. Entre os moradores da capital amazonense, 44,6% aprovam a administração atual, e 49,6% desaprovam. Indecisos representam 5,8%.

O cenário de desaprovação da gestão Lula 3 é maior, principalmente, entre os participantes do gênero masculino (56,6%), que concluíram o Ensino Médio (54,4%) e que possuem de 25 a 59 anos. Já a aprovação desponta nos entrevistados com 60 anos ou mais (54,8%), eleitores com Ensino Fundamental (55,2%) e pessoas economicamente ativas – PEA (48,6%). A margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 710 eleitores de Manaus, com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 8 de maio e está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.

O contexto de maior desaprovação do governo na avaliação do eleitorado de Manaus ocorre em meio a derrotas do Palácio do Planalto no Congresso Nacional, representadas principalmente pelo adiamento do PL das Fake News por falta de apoio e a aprovação do PDL pela Câmara, que derrubou decretos do presidente sobre o marco do saneamento. O cenário político também é marcado por críticas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela taxa de juros, insistências dos governistas em aprovar a regulamentação das redes sociais e poucas ações efetivas no quinto mês de governo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Corpo é encontrado suspenso em cerca de proteção em Itamaraju

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), foram chamados para...

Cerimônia com Pacheco tem música usada em eventos de Juscelino; vídeo

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco foi recebido em um evento da Casa com a...

Derrite muda de posição e quer PM utilizando câmeras corporais

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que anteriormente havia criticado...

HÁ VINTE ANOS – Expulso do país autor de reportagem sobre Lula

22:01 O governo ainda não viu nada. Se a reportagem do New York Times...

Mais para você