InícioEditorialPolítica NacionalGoverno Lula quer matar ‘no berço’ projeto de gerar emprego para aposentados

Governo Lula quer matar ‘no berço’ projeto de gerar emprego para aposentados

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo

O presidente Lula 18 de outubro de 2023 | 09:11

Um projeto de lei que oferece uma série de benefícios para empresários que empregarem aposentados se tornou o mais novo drama do governo no Congresso. O texto, de autoria do senador Mauro Carvalho (União-MT), será votado nesta quarta-feira (18) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

O governo teme que esse projeto atrapalhe a empregabilidade de jovens e que o presidente Lula da Silva precise vetar o projeto, atraindo mais um desgaste para o Planalto. Dessa forma, a base atua em duas frentes: tenta convencer o autor a mudar o texto, enquanto atua para virar votos e derrotá-lo na CAS.

“É uma situação muito difícil. Pode fazer com que novas vagas sejam ocupadas por quem já tem renda. O foco do governo é dar emprego para quem não tem renda. O ideal seria matar o projeto aqui [no Senado], para evitar que o presidente Lula precise vetar. Não queremos mais esse desgaste”, explicou um senador governista, sob reserva.

O projeto

O texto retira a obrigatoriedade de cobrança de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Contribuição Previdenciária para empregados já aposentados.

O projeto chegou a entrar na pauta da comissão no mês passado, mas foi retirado a pedido do presidente do colegiado, o senador governista Humberto Costa (PT-PE). O petista pediu mais tempo para o governo negociar mudanças na proposta. A avaliação é que ela poderia ter sido aprovada com folga.

Mauro defende que a recolocação dos aposentados no mercado ajudará a girar a economia e que essa parcela da população vai se beneficiar do contato humano promovido pelo trabalho. O senador está numa posição confortável: apresentou um projeto com apelo popular e, se for rejeitado, poderá jogar a culpa no governo.

Augusto Tenório/Estadão Conteúdo

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você