InícioGoverno reformula Programa Habitacional do Servidor Público

Governo reformula Programa Habitacional do Servidor Público

O Governo da Bahia irá reformular, a partir de 2016, o Programa Habitacional do Servidor Público (PHSP), também conhecido como Prohabit, que facilita a aquisição da casa própria e melhora a qualidade de vida do servidor público estadual. O programa contemplará agora o funcionário estatutário ativo, com mais de dois anos de serviço, que não possua imóvel na Bahia e com renda apurada no Estado de até sete salários mínimos. As novas habilitações irão valer após o início da reestruturação. O Governo assegura também honrar todos os contratos anteriormente assinados com a Caixa Econômica Federal.
O governador Rui Costa destacou que as mudanças no formato do Prohabit visam ajustar a demanda pelo programa ao orçamento do Estado, priorizando, basicamente, o servidor que não disponha de nenhum imóvel residencial e cuja renda alcance um determinado teto, de modo que o Estado possa atender a maior número de servidores. “Não vamos deixar o servidor público sem um programa de habitação, mas queremos, com esta reestruturação, garantir o acesso à casa própria do servidor que ainda não adquiriu o seu imóvel. Vamos priorizar o servidor que mais precisa, fazendo desta forma justiça social”, afirmou Rui.
Gerido pelas secretarias da Administração, Fazenda e Desenvolvimento Urbano, e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), o PHSP estará disponível ao servidor após período de suspensão, que se deu em razão da crise econômica no País, o que impactou diretamente na transferência de recursos federais, na queda da arrecadação do Estado e, consequentemente, na execução orçamentária do programa. Na prática, o PHSP ganhará novo formato, uma vez que não havia sido revogado. Apenas tinham sido interrompidas novas habilitações.
Como funciona 
 
A depender da renda apurada do servidor, o crédito, no prazo de 180 meses, é de até 50% do valor da prestação pactuada com a referida instituição bancária. Após o término do financiamento, o servidor paga ao Estado o crédito recebido em até 180 meses e taxa zero de juros.
O Prohabit já atendeu mais de 25 mil servidores em todo o estado. O crédito habitacional foi instituído pela Lei Estadual nº 7.552/1999, regulamentada pelo Decreto nº 7.856/2000. Em 2006, eram investidos R$ 8,9 milhões anuais no programa. Atualmente o valor é de R$ 120 milhões anuais.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Por | Secom
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Daniel Silveira violou regras da condicional e foi a shopping, diz Moraes

O ex-deputado federal Daniel Silveira violou por mais de dez horas, no último domingo,...

Ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza mata cinco jornalistas da Al Quds Today

Um ataque aéreo israelense atingiu um veículo de transmissão da emissora Al Quds Today...

Flordelis e a saidinha de Natal

A ex-deputada federal Flordelis, condenada a 50 anos e 28 dias de prisão pelo...

Incêndio no Norte baiano deixa homem morto e mulher ferida durante festa de Natal

Um homem morreu e uma mulher ficou ferida depois de uma casa pegar fogo...

Mais para você