InícioEsportesAutomobilismoHamilton, Mercedes e FIA respondem Piquet após uso de termo racista

Hamilton, Mercedes e FIA respondem Piquet após uso de termo racista

A fala com termo racista usada pelo ex-piloto Nelson Piquet para se referir ao britânico Lewis Hamilton foi repudiada pelos principais agentes da Fórmula 1. Hamilton, inclusive, mandou o recado em português, pelas redes sociais, de forma objetiva e direta, e depois postou outra mensagem, em inglês. 

“O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou (desviar). O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O ‘neguinho’ deixou o carro, e é uma curva muito de alta, não tem como passar dois carros. Ele (Hamilton) fez de sacanagem. Sorte que foi que só o outro (Max Verstappen) que se f***”, disse Piquet ao jornalista Ricardo Oliveira, do Canal Enerto.

O trecho compara o acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost, durante a largada do GP do Japão de 1990, e o choque entre Hamilton e Max Verstappen no início do Grande Prêmio de Silverstone de 2021. Nesse último, em julho, o inglês tocou o pneu no carro do holandês, que acertou a barreira de proteção, gerou a interrupção da corrida.
A entrevista foi gravada em novembro de 2021 e ganhou muito destaque nos últimos dias, após ser divulgada nas redes sociais.

Nesta terça-feira (28), Hamilton respondeu um seguidor que sugeriu ao piloto que ele “apenas tuitasse ‘quem é Nelson Piquet?’ e, então, fechasse o Twitter”. “Imagine”, escreveu Lewis, que também publicou uma mensagem em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e alvo na minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, concluiu Hamilton, em inglês.

Entidades repudiam declaração de Piquet

Com a grande repercussão, os organizadores da Fórmula 1 repudiaram, no perfil oficial da entidade, o termo “neguinho” utilizado pelo ex-piloto.

“A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem parte na sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus incansáveis esforços para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1”, escreveu no Twitter.

“A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, acrescentou a Federação Internacional de Automobilistmo.

A Mercedes, equipe de Hamilton, também se posicionou sobre a fala de Piquet, afirmando que condena “nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo”.

“Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo, e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, publicou no Twitter, recebendo o apoio da Ferrari por meio da resposta “estamos com vocês” e de uma mensagem dizendo que é “contra qualquer forma de descriminação”.

Cidadão honorário do Brasil
Em 9 de junho, Lewis Hamilton recebeu o título de Cidadão Honorário do Brasil da Câmara dos Deputados.

A distinção foi aprovada em votação simbólica. O projeto teve autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Um dos argumentos do parlamentar foi de que a devoção de Hamilton ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.
“O vencedor do mais recente GP de Interlagos foi o piloto britânico, Sir Lewis Carl Davidson Hamilton, que utilizou um capacete especial, homenageando Ayrton Senna com as cores nacionais que o piloto brasileiro tão bem representava. Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação”, justificou o deputado.
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula exalta campanha de solidariedade e envio de doações ao RS

Segundo presidente, quase 2.000 toneladas de donativos já foram encaminhadas ao Estado por órgãos...

Maya Massafera recebe elogios após posar com look transparente

Maya Massafera encantou os seguidores na manhã deste sábado (11/5), ao compartilhar fotos de...

CPF de Haddad foi usado irregularmente em plataforma de bet

Em dezembro do ano passado — quando o Congresso ainda analisava o projeto que...

Chuvas no Rio Grande do Sul vão parar? Meteorologista analisa

O Rio Grande do Sul está passando por um período particularmente desafiador em termos...

Mais para você