Michael Melo/Metrópoles
O deputado Hélio Negão (PL) cobrou do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, respostas sobre o vazamento de informações sigilosas de Bolsonaro.
Amigo pessoal do ex-presidente da República, Hélio Negão quer que o chefe do BC dê “informações detalhadas acerca do vazamento de doações recebidas via Pix por Bolsonaro nos seis primeiros meses de 2023“. O parlamentar enviou um requerimento ao gabinete de Campos Neto.
“É possível determinar o período em que o referido vazamento ocorreu? É possível determinar se houve alguma relação do referido vazamento com a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras [Coaf] do âmbito do Banco Central do Brasil e a sua vinculação temporária ao Ministério da Fazenda?”, questiona o deputado.
“Quais medidas estão sendo tomadas pelo Banco Central do Brasil para evitar novos vazamentos e a utilização do aparato estatal para exposição de informações sigilosas?”, prosseguiu Hélio Negão.
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comparece a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Vinícius Schmidt/Metrópoles
Jair Bolsonaro, então presidente da República, aperta a mão de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, no dia 28 de fevereiro de 2019
Jair Bolsonaro, então presidente da República, aperta a mão de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em 2019 Marcos Corrêa/PR
Em julho, a imprensa revelou que o ex-presidente recebeu R$ 17 milhões em doações. O movimento teve início após aliados patrocinarem uma campanha de vaquinha para ajudar Bolsonaro a quitar multas aplicadas pela Prefeitura de São Paulo por descumprimento de regras sanitárias durante a pandemia.
A divulgação da notícia desagradou ao entorno de Bolsonaro, uma vez que expôs o enriquecimento do ex-presidente, que devia cerca de R$ 1 milhão, uma fração perto do total arrecadado com a vaquinha.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações