InícioNotíciasPolíticaHerança cultural em perigo: MPF apura suposto abandono e deterioração do Palácio...

Herança cultural em perigo: MPF apura suposto abandono e deterioração do Palácio Saldanha, em Salvador

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu instaurar um inquérito civil para apurar suposto abandono e deterioração do Palácio Saldanha, localizado no Centro Histórico de Salvador. O inquérito atende a uma representação encaminhada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo o documento publicado pelo MPF nesta quarta-feira (8), a ação visa a tomada de providências cabíveis para assegurar a conservação e vigilância do imóvel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em abril, o Bahia Notícias mostrou o processo para leilão do imóvel situado na Rua Guedes de Brito, próximo à Praça da Sé. À época, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA) divulgou uma nova tentativa para leiloar o espaço, avaliado em R$ 10,1 milhões.

O imóvel possui quatro pavimentos, com subsolo, cerca de 20 cômodos de várias dimensões, capela, salão de exposição e auditório, com uma área construída de 7.822,14 m², sendo 780,07 m² inacabados. Existe um elevador, porém o mesmo encontra-se desativado. Além disso, por se tratar de bem tombado pelo Iphan, cabe ao adquirente o ônus de sua conservação, além de observar as restrições inerentes impostas ao bem tombado. 

O tombamento impõe restrições ao direito de propriedade. O proprietário, segundo o edital, não perde seu título de propriedade, mas possui o encargo de conservar limites à alienabilidade, de se submeter à fiscalização do Poder Público, sendo o bem insuscetível de desapropriação e impondo-se restrições. Em caso de alienação, o Iphan deverá ser informado para que atualize os dados. 

O valor do local foi fixado em R$ 4.060.000,00, que corresponde a 40% do valor da avaliação. O espaço teve origem em 1699, quando o coronel Antônio da Silva Pimentel adquiriu algumas casas dos Terceiros Carmelitas para construir o espaço. O edifício sofreu com um incêndio em 1968, e em 1995 foi feita uma requalificação para retornar o Palacete a uso.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Parceria leva 300 crianças de escolas municipais para conhecer os bombeiros em Barreiras

Pelo menos trezentas crianças de escolas municipais realizaram uma visita na manhã desta quarta-feira...

Eleições 2024: Acompanhe aqui o resultado para prefeito e vereador na sua cidade

A cobertura completa das eleições 2024 em Salvador e no interior da Bahia, disponível...

Flórida se prepara para a chegada do furacão Milton

Moradores da Flórida continuavam deixando o estado americano ou ignorando as advertências nesta quarta-feira...

Homem é encontrado morto com marcas de tiro na cabeça no bairro de São Caetano, em Salvador

Um homem que não teve a identidade revelada foi encontrado morto na manhã desta...

Mais para você