O historiador André Carvalho, do município de Tucano, encontrou novos achados ainda na última quarta-feira (18). Alguns dias após a prefeitura da cidade lançar uma campanha de conscientização da população, Carvalho encontrou e relatou ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) essas novas descobertas de pinturas rupestres, dessa vez próximas ao povoado de Poções, cerca de 22 km da cidade.
Imagens dos novos achados revelados pelo historiador | Foto: Reprodução / André Carvalho
Questionado pelo Bahia Notícias, o autor acredita que a região seja um ponto rico em mais achados. Vale lembrar que este é o terceiro local de descoberta pelo historiador. Desta vez, Carvalho acredita que a proximidade com os afluentes do Rio Itapicuru revela a possibilidade de uma rota.
Os primeiros achados foram em 10 de agosto, quando André se deparou, de modo chocante, com diversas gravuras com formatos de tridígitos. Em sequência, após uma lentidão em respostas institucionais, em 15 de outubro, em outra localidade, o historiador achou gravuras e pinturas rupestres dentro da Fazenda Caldeirão.
Vista do local dos novos achados | Foto: Reprodução / André Carvalho
O Bahia Notícias revelou o caso e o Iphan declarou oficialmente que buscará analisar e estudar a região ainda no começo de 2025. Agora, cabe a resposta e registro. Até lá, o historiador segue buscando mais achados.
Veja o mapa para entender o local das descobertas: