O corpo de Antônio Junior da Silva Coutinho, de 41 anos, que estava desaparecido no Rio Amazonas, foi encontrado nesta quarta-feira (21). O extrativista sumiu nas águas depois de salvar o filho autista de 6 anos que caiu da embarcação entre Macapá e Santana.
A família havia saído de casa, em uma comunidade ribeirinha conhecida como Rio Corredor, para levar o filho a uma consulta médica na última segunda-feira (19). Ao retornar para casa, a criança caiu na água ao tentar fazer xixi.
O menino se desequilibrou e caiu no rio. O pai pulou na água para salvar a criança. “Quando ele pulou na água, o filho se debatia muito. Ele é autista e hiperativo, então ele [o pai] ficou muito cansado tentando tirar o filho da água […] a boia estava amarrada e ela [a mãe] foi tentar desamarrar enquanto ele estava tentando salvar o filho, ela demorou um pouco tentando desamarrar a boia”, relatou a cunhada da vítima, Silvia Maciel.
A mulher conseguiu puxar o filho e colocá-lo dentro da embarcação, mas Antônio sumiu nas águas.
“Quando ela voltou, já viu o filho fora da água e não viu o esposo, eu creio que o Antônio estava no fundo e segurava o filho pra fora da água com últimas forças, e aí foi que ela conseguiu pegar o filho, quando ela colocou o filho dentro da voadeira e voltou para olhar, ele [o marido] já tinha sumido na água, já tinha afundado”, disse a cunhada.
Ainda no rio, a mulher avisou aos familiares sobre a tragédia. Foi o marido de Silvia, irmão de Antônio, que recebeu ligações da esposa dele pedindo socorro.
“Ele de imediato saiu atrás. Quando chegou lá, ela estava rodando na voadeira atrás do marido só que não tinha sinal mais”, contou. Segundo o G1, Silvia e o esposo se juntaram as buscas e acionaram o Corpo de Bombeiros.
Após 30h de buscas pelo CBM, o policiamento fluvial, parentes e amigos, o corpo foi localizado na manhã desta quarta-feira (21) boiado no Rio Amazonas. O extrativista foi enterrado na tarde de hoje. Antônio Junior deixa esposa e 3 filhos.