InícioEditorialIbama pode ter greve em larga escala por falta de servidores

Ibama pode ter greve em larga escala por falta de servidores

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está enfrentando um déficit de servidores especializados em meio ambiente, com apenas 49,2% dos funcionários em atividade. O restante é ocupado por 41,6% são de servidores que se aposentaram, enquanto aproximadamente 9,2% foram preenchidas por pensões em nome de servidores falecidos. Os servidores da instituição paralisaram na terça-feira, 2, mas há riscos de que isso possa ocorrer novamente em maior amplitude, com a paralisação total de atividades externas.

Dados mais recentes mostram que há apenas 2.925 servidores do Ibama da carreira ambiental atuando no país. Entre as atividades realizadas por estes funcionários estão a fiscalização de crimes ambientais, concessão de licenciamentos e pesquisas, contudo, eles relatam riscos e más condições de trabalho. Eles também são responsáveis por monitorar 336 unidades de conservações, terras indígenas e combate a incêndios.

Embora o Ministério do Meio Ambiente tenha afirmado que a reestruturação das carreiras ambientais é uma prioridade e está em negociação com o Ministério da Gestão, o Ibama acredita que, mesmo com a abertura de 2.408 vagas por meio de concurso público, ainda haverá deficiências. Em dezembro, durante a realização da Conferência do Clima da ONU, a COP 28, mais de 1.500 servidores da instituição e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) cobraram do governo federal por mais melhorias das condições de trabalho.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lewandowski determina inspeções em penitenciárias federais

Ministério da Justiça diz que câmeras defeituosas devem ser substituídas e o efetivo de...

Pomba ou rola? Chico Pinheiro detona Silas Malafaia. Entenda!

Chico Pinheiro virou assunto nesta quarta-feira (21/2), depois de fazer uma publicação bastante polêmica...

TV Globo toma atitude após atraso no pagamento de figurantes

Depois da coluna Fábia Oliveira noticiar que figurantes da TV Globo estavam reclamando da...

Mais para você