InícioEditorialIBGE volta a usar termo ‘favelas e comunidades urbanas’ no Censo

IBGE volta a usar termo ‘favelas e comunidades urbanas’ no Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira, 23, que irá adotar novamente o termo “favelas e comunidades urbanas brasileiras” para se referir a esses locais no próximo Censo. Desde 1991, o instituto vinha utilizando a denominação “aglomerados subnormais”. A mudança foi amplamente discutida pelo IBGE em parceria com movimentos sociais, comunidade acadêmica e órgãos governamentais. Segundo o instituto, a nova nomenclatura foi escolhida com base em estudos técnicos e consultas a diversos segmentos sociais, visando garantir a divulgação dos resultados do Censo 2022 a partir da perspectiva dos direitos constitucionais fundamentais da população à cidade. A nova expressão será adotada para definir conjuntos de residências com pelo menos 51 unidades, que ocupam terrenos de propriedade alheia e não possuem acesso a serviços públicos essenciais. O instituto tem previsão de divulgar dados atualizados sobre a contagem populacional de moradores das favelas e comunidades urbanas no segundo semestre de 2024.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A decisão de voltar a utilizar o termo “favelas e comunidades urbanas brasileiras” foi motivada por problemas identificados no uso da expressão “aglomerados subnormais”. O IBGE constatou que essa denominação não estava alinhada com os fundamentos legais, como o direito à moradia, considerado um direito humano fundamental desde a Declaração Universal de 1948 e previsto no Art. 6º da Constituição Federal de 1988. A mudança também atende a uma reivindicação histórica dos movimentos populares por reconhecimento e identidade. Cayo de Oliveira Franco, Coordenador de Geografia da Diretoria de Geociências do IBGE, ressaltou a importância da nova nomenclatura para garantir a perspectiva dos direitos constitucionais fundamentais da população à cidade. A escolha do termo “favelas e comunidades urbanas brasileiras” foi resultado de estudos técnicos e consultas a diversos segmentos sociais.

 

urbanas 2022 constitucionais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Marcos Braz revela detalhes do afastamento de Gabigol

O atacante Gabigol segue afastado do Flamengo desde a final da Copa do Brasil,...

Tentativa de envenenar eu e o Alckmin não deu certo, estamos aqui, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 21, ter de agradecer...

Cesta básica em São Paulo aumenta 1,15% em outubro

Os dados mais recentes do Procon-SP, em parceria com o Dieese, revelam que o...

Advogados que não votaram nas eleições da OAB-BA estão sujeitos a multa

O voto nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é obrigatório, com...

Mais para você