InícioEditorialInema interdita instalações de mineradora na Chapada Diamantina

Inema interdita instalações de mineradora na Chapada Diamantina

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) interditou temporariamente as atividades na mineradora inglesa Brazil Iron, que atua na zona rural da cidade de Piatã, na região da Chapada Diamantina.

O Instituto explicou a penalidade afirmando que foram constatadas “diversas infrações ambientais” pela empresa, após a inspeção técnica no empreendimento no último dia 24 de março.

Através de nota, o Inema explicou as infrações: implantação e execução de atividades/estruturas além do que foi autorizado, supressão e soterramento de vegetação nativa nas estradas próximas ao empreendimento e em área de preservação permanente

A interdição das atividades ocorreu, segundo o órgão, após notificações enviadas à empresa, com recebimento comprovado pelas assinaturas nos Avisos de Recebimento.

Ao CORREIO, a Brazil Iron informou que “está trabalhando incansavelmente para esclarecer todas as dúvidas do Inema”. O departamento de Comunicação da empresa disse que acredita que muitas das “dúvidas” surgiram por falhas de comunicação.

“Por esta razão, nos comprometemos a trabalhar de forma próxima e nos reunir regularmente com o órgão. Por meio de um novo espírito de trabalho em equipe acreditamos que podemos transformar esta extraordinária oportunidade em benefício da comunidade local e de todos os baianos”, diz nota.

Os moradores

Em publicação no site da Brazil Iron em outubro de 2021, a mineradora anunciou a criação de uma ouvidoria como forma de abrir um canal de comunicação com os moradores dos municípios de Piatã e Abaíra, na Chapada.

À época, os moradores denunciaram a poeira causada pela detonação das rochas, o tráfego intenso de caminhões e a contaminação do solo e da água.

O evento foi convocado pelo promotor de Justiça da região, Augusto César de Matos, para discutir o impacto ambiental da mineração nas comunidades de Bocaina e Mocó, na zona rural de Piatã.

A empresa é de capital fechado, com sede no Reino Unido. No Brasil, está em operação desde 2011, com 24 processos de mineração de ferro e manganês.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

Presidente afirmou que a medida, como estava, serve apenas para “aumentar o lucro” de...

Um ano após tratamento CAR-T, paciente segue em remissão do câncer

O paciente Paulo Peregrino, de 62 anos, que alcançou a remissão de seu câncer...

Haddad defende linha de crédito para reconstruir casas no Rio Grande do Sul

Diante dos severos danos causados por catástrofes naturais no Rio Grande do Sul, o...

Mais para você