InícioEditorialPolítica NacionalInfra em 1 Minuto: Destaques do setor de biocombustíveis em 2023

Infra em 1 Minuto: Destaques do setor de biocombustíveis em 2023

Pedro Rodrigues, do CBIE, cita o programa Combustível do Futuro e o aumento gradual da mistura de biodiesel no diesel

Na foto, uma amostra do Diesel R5, desenvolvido pela Petrobras a partir do processamento de diesel de petróleo com conteúdo renovável, como óleo vegetal ou gordura animal Agência Petrobras

PODER360 15.dez.2023 (sexta-feira) – 13h31

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (15.dez.2023) mais um episódio do programa Infra em 1 Minuto. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre os principais assuntos que marcaram a semana no setor de energia.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 70º episódio, Rodrigues fala sobre o que, na opinião dele, foram os destaques do setor de biocombustíveis e de fontes renováveis em 2023.

O sócio do CBIE diz que o setor em questão “teve 1 ano menos conturbado, se comparado aos setores de óleo e gás e de energia elétrica”. Ele fala sobre destaques “no campo prático” e destaques “no campo teórico”.

No segundo grupo, estaria o PL (projeto de lei) do programa Combustível do Futuro, proposta enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Câmara em 14 de setembro de 2023. Segundo o governo, o projeto visa promover a “mobilidade sustentável de baixo carbono” e vai estabelecer ações nas áreas de automóveis individuais, transporte de carga e aviação.

“Quanto às mudanças concretas, a mais importante foi a retomada da evolução dos mandatos de mistura do biodiesel”, diz Rodrigues, referindo-se ao aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel. A decisão anunciada em março pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) determinou que fosse de 10% para 12% ainda em 2023. E que o percentual seguirá aumentando, gradualmente, até chegar a 15% em 2026.

Pedro Rodrigues diz ser importante que os planos “saiam do papel” em 2024. “Os incentivos aos biocombustíveis podem ser o diferencial da transição energética brasileira, oferencendo uma solução brasileira para a descarbonização de diversos setores da nossa economia”, declara.

Assista (3min3s):

INFRA EM 1 MINUTO Assista aos episódios anteriores do programa:

69º episódio: Temas que marcaram o setor elétrico em 2023; 68º episódio: A indústria de óleo e gás no 3º mandato de Lula; 67º episódio: Impactos do El Niño no setor elétrico; 66º episódio: Deputado apresenta projeto para acelerar transição energética; 65º episódio: Apagão em São Paulo; 64º episódio: EUA suspendem sanções ao petróleo da Venezuela 63º episódio: Exxon Mobil e Chevron investem mais de US$ 100 bi em fontes fósseis; 62º episódio: A seca no Norte e seus impactos no setor elétrico; 61º episódio: Produção de hidrogênio a partir de etanol no Brasil; 60º episódio: Rússia suspende exportação de derivados do petróleo; 59º episódio: PL do Combustível do Futuro é enviado ao Congresso. Eis a playlist com todos os episódios:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula pediu voto em Boulos de caso pensado, avalia campanha de Nunes

Integrantes da campanha à reeleição do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB),...

Alerta de possível ruptura da Represa Dal Bó em Caxias do Sul gera evacuação da população

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, no...

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, diz governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional; medida abre caminho exportação para países...

Mais para você