InícioEditorialPolítica NacionalInfra em 1 Minuto: Mudança na política de dividendos da Petrobras

Infra em 1 Minuto: Mudança na política de dividendos da Petrobras

Para Pedro Rodrigues, do CBIE, a alteração foi a principal responsável pela queda das ações da petroleira

A plataforma P-58, que produz petróleo para a Petrobras no campo de Jubarte, no litoral do Espírito Santo Steferson Faria/Divulgação/Petrobras

PODER360 15.mar.2024 (sexta-feira) – 6h03

O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (15.mar.2024) mais um episódio do programa Infra em 1 Minuto. Em análises semanais, Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, fala sobre os principais assuntos relacionados ao setor de energia.

O programa é publicado toda semana no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se aqui e ative as notificações.

Neste 78º episódio, Pedro Rodrigues fala sobre os resultados da Petrobras em 2023 e como a mudança na política de dividendos da petroleira fizeram com que suas ações caíssem.

Em 7 de março, a Petrobras divulgou balanço financeiro, que mostrou que a empresa registrou um lucro líquido de R$ 124,6 bilhões em 2023, o 2º maior de sua história. O montante é 33,8% inferior ao reportado em 2022, quando a companhia havia lucrado R$ 188,3 bilhões.

O anúncio da distribuição de dividendos referentes ao exercício de 2023 era a informação mais aguardada pelo mercado no balanço financeiro. O Conselho de Administração da companhia decidiu não distribuir dividendos extraordinários, mesmo registrando o 2º maior lucro da história da petroleira. A notícia frustrou investidores, o que fez com que as ações da estatal na Bolsa de Nova York caíssem 10% nas operações pós-mercado do mesmo dia.

Para Pedro Rodrigues, “a explicação para a queda expressiva dos papéis da petroleira está justamente nos dividendos”. Segundo ele, a situação ficou ainda pior com a circulação de rumores sobre um possível envolvimento direto do governo federal na decisão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações com críticas aos acionistas da petroleira.

“Esse caso é um grande exemplo do que já foi trazido à mesa de discussões no passado recente, a importância de uma gestão transparente, responsável e independente na Petrobras”, afirma o sócio do CBIE.

Assista (2min31s):

INFRA EM 1 MINUTO Assista aos episódios anteriores do programa:

77º episódio: Chuvas evidenciaram crise na distribuição de energia  76º episódio: Cade deve liberar Petrobras de compromissos dos TCCs; 75º episódio: O impasse para definir a tarifa de Itaipu para 2024; 74º episódio: Governo seguirá com renovação das concessões de energia; 73º episódio: Guerras na Ucrânia e em Israel afetam mercado de óleo e gás; 72º episódio: A volta dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima; 71º episódio: Guiana e Venezuela disputam região rica em Petróleo; 70º episódio: Destaques do setor de biocombustíveis em 2023; 69º episódio: Temas que marcaram o setor elétrico em 2023; 68º episódio: A indústria de óleo e gás no 3º mandato de Lula; 67º episódio: Impactos do El Niño no setor elétrico.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem de 25 anos é assassinado em Teixeira de Freitas

LUCAS FERREIRA LIMA (25 anos), foi assassinado durante o período noturno deste sábado (20)...

Veja imagens do ato de Bolsonaro em Copacabana, no Rio

Apoiadores levaram bandeiras do Brasil e de Israel, representações da Constituição e cartazes em...

Juízes afastados pelo CNJ recorrem ao STF e dizem que medida foi “excessiva e inadequada”

Foto: Luiz Silveira/Ag.CNJ O corregedor Luis Felipe Salomão, do Conselho Nacional de Justiça,...

Homem morre em unidade hospitalar, após grave acidente na BR-101 em Teixeira

ARIVALDO SILVA OLIVEIRA (47 anos), morreu numa unidade médica na cidade de Teixeira de...

Mais para você