InícioEditorialEsportesInício do City no Bahia é marcado por fracassos no campo e...

Início do City no Bahia é marcado por fracassos no campo e silêncio da diretoria

O Bahia navega por águas turbulentas. A temporada apresenta um nível muito abaixo da expectativa criada pelo clube no fim do ano passado, quando conquistou o acesso à Série A e teve a SAF vendida ao Grupo City. O capítulo mais recente foi a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste pelo segundo ano consecutivo. 

Até aqui, a gestão do City tem mais episódios de fracassos do que comemorações. O investimento na casa dos R$ 70 milhões no futebol ainda não deu resultado no campo. O empate por 1×1 com o time sub-20 do Fluminense-PI foi o resumo da campanha tricolor no Nordestão. 

A equipe venceu apenas um jogo no torneio, contra o Atlético de Alagoinhas, e levou goleadas para o Fortaleza (3×0, na Fonte Nova) e Sport (6×0, na Ilha do Retiro), o que rendeu protestos da torcida no aeroporto e no CT Evaristo de Macedo. Vice-lanterna do grupo B, com seis pontos após sete partidas, o clube não tem mais chances de classificação restando uma rodada para o fim da primeira fase. 

Na Copa do Brasil, o Bahia passou sufoco para eliminar o modesto Camboriú-SC na segunda fase. A última tentativa de salvar o primeiro trimestre será no Campeonato Baiano. Neste sábado, o Esquadrão encara o Itabuna, na Fonte Nova, pelo segundo jogo da semifinal. Como perdeu a ida por 1×0, o time precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ir à final de forma direta. Se ganhar por um gol, decide a vaga nos pênaltis.

Em meio ao caos vivido, o trabalho do técnico Renato Paiva vem sendo questionado. O time não apresenta bom futebol. A implantação do modelo de jogo aconteceu de forma desastrosa, com erros grotescos se repetindo a cada partida, seja em janeiro ou já em março. 

Trabalho de Renato Paiva não evoluiu e time tem apresentado futebol pobre
(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Além de pouco produtivo no ataque, o Bahia se mostrou vulnerável defensivamente. O tricolor sofreu 26 gols em 19 jogos. Uma média de 1,37 por jogo. É a defesa mais vazada entre os 20 clubes da Série A no ano.  O treinador se defende alegando falta de tempo para treinar. 

“Temos 19 jogos feitos em dois meses. Dezenove jogos é uma volta inteira no Campeonato Português, que se faz em seis meses. Começamos bem nos primeiros jogos, mas fomos perdendo referência a partir do momento que fomos avançando, treinando menos”, disse Paiva.

Durante as entrevistas após os jogos, Renato Paiva bate na tecla de que a sua missão é a de preparar o time para o Brasileirão, que terá início no dia 15 de abril. A estreia do Esquadrão será contra o Red Bull Bragantino, fora de casa. A janela de contratações do primeiro semestre ficará aberta até o dia 4 de abril.  

SILÊNCIO
Desde o início da parceria com o Grupo City, a atual diretoria executiva, encabeçada por Guilherme Bellintani, e Cadu Santoro, diretor de futebol escolhido pelo fundo árabe para gerir o clube, adotaram o silêncio. Responsável por montar o elenco, Cadu não foi sequer apresentado oficialmente e se limitou a falar apenas durante a apresentação dos atletas, sem explicar quais são as metas e objetivos do Bahia em 2023. 

Nem mesmo após a goleada para o Sport e o protesto no aeroporto uma satisfação ao torcedor foi dada. Nos bastidores comenta-se que o Grupo City só falará oficialmente quando o processo jurídico da SAF estiver concluído, o que é estimado que aconteça em abril.

Até lá, Guilherme Bellintani segue como presidente do clube. Neste momento o Bahia vivencia uma espécie de co-gestão. As decisões no futebol são tomadas pelo fundo árabe, mas Bellintani é quem assina os documentos. O presidente, inclusive, tem representado o clube em reuniões como as da Libra – uma nova liga de clubes que está em processo de formação no país e que tem como investidor o fundo Mubadala Capital, cujo CEO é presidente do Grupo City. 

O CORREIO tentou contato com Cadu Santoro e com a diretoria executiva do Bahia através da assessoria de comunicação e foi informado de que nenhum deles daria declarações sobre o momento do clube. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você