InícioItamaraju: 43ª CIPM encerra as atividades da “SEMANA JURÍDICO-DOUTRINÁRIA”

Itamaraju: 43ª CIPM encerra as atividades da “SEMANA JURÍDICO-DOUTRINÁRIA”

Na manhã desta sexta-feira (29), aconteceu na Sala de Instrução da 43ª CIPM a palestra sobre o tema “Prisão em Flagrante e Medidas Cautelares”, ministrada pelo Juiz de Direito da Comarca de Itamaraju, Heitor Awi Machado de Attayde, oportunidade em que prestou, aos policiais militares lotados nas cidades de Itamaraju, Prado e Jucuruçu, alguns esclarecimentos sobre tal procedimento judicial, como instrumento de conservação e defesa da eficácia de um direito.

itamaraju - in - pma - 2014-08-29-0

A semana Juridico-doutrinária foi resultado de uma iniciativa do Comandante da 43ª CIPM, o Major PM Edmar Ivo Leão Junior, dentro de sua política de instrução continuada do efetivo da unidade, tendo início na ultima segunda-feira  e perdurando até o dia hoje, na qual os policiais, diariamente, nos turnos matutino e vespertino, tiveram acesso a informações úteis ao serviço policial militar.

itamaraju - in - pma - 2014-08-29-2

 Nas palestras, foram abordados temas relacionados às áreas jurídica e doutrinaria-policial, como, por exemplo: crimes contra a dignidade sexual; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e Crimes Eleitorais; “Lei Seca”; procedimento policial nas ocorrência de perturbação do sossego e poluição sonora; aspectos legais da prisão em flagrante; noções básicas de gerenciamento de crises; noções de medicina legal aplicáveis à atividade policial; crimes de ações penais pública e privada; a importância da preservação do local de crime; e aspectos jurídicos da abordagem policial.

Além do Juiz da Vara Criminal de Itamaraju, palestraram na Semana Jurídico-doutrinária as seguintes autoridades civis e militares: Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho, Juiz da Comarca de Prado; Dr. Felipe Otaviano Ranauro, Promotor de Justiça de Itamaraju; Dilma Maria França, Delegada Titular de Itamaraju; Dr. Welson Jorge Nascimento, medico legista; Bruno Melo, perito criminal da Polícia Técnica de Teixeira de Freitas; Dr. Jorge Luiz, advogado criminalista de Itamaraju; Tenente PM Sidney Rodrigues de Oliveira e o Aspirante PM Josué Gonçalves dos santos, oficiais lotados na 43ª CIPM.

itamaraju - in - pma - 2014-08-29-1

De acordo com o Major Leão, o evento obteve um resultado satisfatório, pois contou com a aprovação do efetivo da unidade e tende a fazer parte do calendário anual de atividades da 43ª CIPM. “Graças á credibilidade que a nossa Companhia tem junto à comunidade local, foi possível reunir todas essas autoridades que, com muita boa vontade, socializaram conhecimentos indispensáveis ao serviço policial. E, obviamente, quem mais ganha com isso é a sociedade que passa a contar um servidor melhor preparado para o atendimento das ocorrências policiais, refletindo positivamente na segurança pública”, concluiu o Comandante.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você