Empresários, colaboradores, e investidores do clube A2A dos amigos da natureza, responsável por uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no município de Itamaraju, concederam entrevista ao Portal Itamaraju Notícias nesta quarta-feira (22), para informar as comunidades dos bairros Canaã, Santo Antônio do Monte e adjacências sobre a preocupação e medidas que foram adotadas na prevenção e correção de pragas.
A problemática veio a público após moradores solicitarem a presença da imprensa para discutirem medidas sobre o grande número de moscas no local nos últimos dias.
O acúmulo de lixo, somada as fortes chuvas e período da quaresma contribuiu para o surgimento de moscas em um terreno localizado entre os referidos bairros, onde o espaço provisório esta sendo utilizado para prensar e armazenar todo o material que é comercializado para empresas que usam materiais recicláveis. A empresa de detetização já foi contratada e os investidores pedem a compreensão dos moradores, onde os trabalhos serão realizados nos próximos três dias.
Em entrevista, o coordenador municipal do Clube A2A, o “Professor Luiz”, ainda falou da importância social do projeto que tem colocado Itamaraju entre os municípios que promovem a preservação ambiental, por meio da reciclagem. Além de contribuir com a qualidade de vida de catadores de lixo, com mais de 60 empregos diretos.
O projeto tem tomado grandes proporções com a entrada de investidores dia a após dia, contribuindo com a renda de dezenas de famílias. O professor Luiz, destacou que o valor inicial para se tornar um investidor do projeto é de R$1.000 (hum mil reais), as ações renderão lucros de 3% á 10 % ao mês (após 60 dias a contratação). Sendo que 40 % das ações serão destinadas para a participação comunitária.
Por meio de um convênio com a gestão municipal, a contrapartida do município em ceder uma área no Bairro Corujão, os trabalhos serão realizados após a adequação da área. Foram tomadas algumas medidas para transformar o lugar em um aterro controlado, com todas as melhorias necessárias como orientam as normas e resoluções.
Hoje o local recebe 40 toneladas de lixo diariamente que terá o destino adequado com a coleta seletiva, o objetivo maior do Clube A2A é tratar e dar destinação adequada aos resíduos sólidos produzidos no lixo do município. As instalações do Clube A2A contará futuramente com uma creche, para as mães que trabalham na coleta seletiva.
Até 2017, o município de Itamaraju poderá contar ainda com a construção de uma usina de resíduos semanais e mensais com o aproveitamento de 200 toneladas de lixo transformados em dinheiro.
Saiba mais sobre o projeto visitando o site WWW.clubea2a.com.br