Foi realizada mais um encontro de formação continuada com os educadores do Colégio Polivalente de Itamaraju e a professora Neurilene Martins Ribeiro, Doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB, pesquisadora do grupo de pesquisa (AUTO)biografias, formação e história em geral.
Essa formação teve como tema: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Foi um dia muito proveitoso para os docentes e gestores, que, cm certeza, refletirá de forma exitosa na vida dos estudantes desta unidade escolar. As atividades desenvolvida nesse encontro foram permeadas de estudos e reflexões teóricas à luz de autores renomados como Morin que defende a incorporação dos problemas cotidianos e a interligação dos saberes, criticando o ensino fragmentado; de trocas de experiências pedagógicas; pitadas de poesias; mensagens reflexivas como “Os sete sapatos sujos” e calorosas discussões acerca do ensino aprendizagem visando a melhoria da formação dos estudantes.
No contexto das reflexões, as professoras articuladoras de projetos Gisélia Martins e Rubienes Santos apresentaram os indicadores de aprendizagem do I Semestre letivo para que o grupo analisasse visando assegurar a melhoria do processo educacional, sobretudo avaliativo, pois se acredita que “avaliação sempre deve ter caráter de diagnóstico e processual, uma vez que precisa ajudar os professores a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades, possibilitando aos mesmos refletir sobre sua prática e buscar formas de solucionar problemas de aprendizagem ainda durante o percurso e não apenas no final da unidade ou do ano”.
Destacam-se também momentos de entretenimento e confraternização recheada de um saboroso almoço organizado pela equipe gestora composta por Maria de Jesus N. Procópio, Olga Polon e Sandra Pinheiro, tornando o encontro descontraído e fortalecendo a afetividade do grupo.
Em suma, o Polivalente mais uma vez destaca-se com ações de fortalecimento do ensino aprendizagem no município, pois quem investe na capacitação do professor, está zelando pela qualidade da formação humana.
Por: Gisélia Martins, Olga Polon e Rubienes Santos