Aconteceu nos dias 09 e 10 de Outubro um treinamento dos agentes de desenvolvimento dos municípios baianos, na oportunidade foi também tratado as estratégias para funcionamento da Sala do Empreendedor. Autorizado pelo prefeito Marcelo Angênica, o município de Itamaraju estava representando pelo Diretor de Indústria e Comércio (Jonil F. Carvalho).
O papel do agente de desenvolvimento é articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local, auxiliando no processo de implementação dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, estabelecendo uma parceria produtiva entre o setor privado e o setor público.
A Sala do Empreendedor é um espaço físico do município onde o agente de desenvolvimento e demais atendentes facilitam os processos que envolvem a abertura, regularização e emissão das taxas municipais, unificando estes procedimentos e otimizando o tempo dos empreendedores que necessitam dos serviços públicos municipais. Além de incrementar os programas de microcrédito, apoiar a REDE SIM, criar condições para instalação do Posto da JUCEB, promover programas de capacitação em parceria com outras entidades e orientar os micro e pequenos empreendedores com relação a compras públicas.
No curso, ministrado pelo SEBRAE-BA, foram apresentadas experiências de sucesso de municípios brasileiros que implementaram a Sala do Empreendedor, que podem ser replicados em nosso município.
O município de Itamaraju, através do Comitê Gestor Municipal – CGM, composto por representantes de entidades públicas e da sociedade civil, tem atuado na implantação de medidas onde possam facilitar a atividade empreendedora em nossa cidade. Iniciamos com o programa de capacitação em parceria com o SEBRAE e agora vamos colocar em prática a Sala do Empreendedor e os demais benefícios deste ambiente do empreendedor de Itamaraju.
Por | Ascom PMI