As chuvas registradas no mês de novembro do ano passado não foram suficientes para recuperar o nível do reservatório da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) no município de Itamaraju. Gerando assim preocupação de funcionários e até mesmo da população, onde alunos Alex Santos, Nadiane Borges, Pedro Henrique Santos e Vanessa Fortini do 4º Semestre de Enfermagem da FACISA (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas), que estiveram no local da captação e registraram imagens do estado do Rio do Ouro, que é a principal fonte de coleta.
Dados estatísticos apontam uma grande preocupação para o município, onde devemos evitar o esperdício, pois os reservatórios apenas dispõem de fornecimentos para menos de 15 dias, se não houver mudança no clima atual.
Outro item que ainda soma a essa situação é a despreocupação de fazendeiros e transeuntes que contribuem com queimadas, criando assim um clima seco, forçado os moradores a consumir mais liquido. Sem falar em pessoas que contribuem com o desperdício. Há um ano os mananciais encontravam-se extravasando.
Medidas preventivas para evitar o colapso no Sistema Integrado de Itamaraju no ano de 2013 estão sendo elaboradas, onde nos planos esta um racionamento, para manobrar o controle do nível da barragem, onde deverão também acionar órgãos competentes para fiscalização do uso da água dos mananciais somando ainda a uma campanha de economia para uso racional da água pelos usuários.
A Embasa vem fundamentando as suas ações com base em estudos dos institutos de meteorologia que apontam o prolongamento da estiagem por todo o ano de 2013.