Os ocupantes da área destinada à implantação de um distrito industrial em Itamaraju estiveram reunidos neste domingo (16), após descobrirem que o governo municipal pretende mobilizar ação judicial para reaver o terreno.
Preocupados com a possível remoção das muitas familiares instaladas na área, um número se aglomerou em defesa da permanência, tomando decisões de iniciarem manifestações diante da administração municipal, além de buscar visibilidade para o sofrimento de algumas famílias que vivem de forma precária e improvisada.
Está é a quarta vez que populares ocupam o mesmo terreno. Nas 3 primeiras vezes, decisões de reintegração de posse, obrigavam manifestantes saírem, para que empresas fossem instaladas. Sempre de formato pacífica as decisões eram atendidas.
Na reunião dois pontos eram latentes por parte das famílias que através do improviso permanecem na localidade. O primeiro seria a falta de interesse do poder público na instalação de empresas para gerar renda e oportunidade ao município. Somente apresentando essa alegação, quando famílias decidem assumir o local.
E a segunda seria o inicio de manifestações em busca de garantias para a permanência.
Muitas sugestões foram apresentadas por todos, no entanto, como decisão democrática ficou acertado que os manifestantes destinarão para o Centro Administrativo da cidade (prefeitura), onde somente irão sair após falar com o prefeito (Manoel Pedro), na tentativa de respostas.
Construções estão sendo levantadas de forma vertiginosa, num formato cooperativo pelas famílias presentes. Mas sempre o que predomina é a precariedade e a presença de moradores com crianças e poucos recursos, beirando a miséria.
Há anos a área foi adquirida, onde passou por terraplanagem, sempre servindo apenas para projetos políticos nos palanques eleitorais, licitações demonstram que investimentos na ordem de 2 milhões foram investidos no local, mas nenhuma empresas se alocou no distrito. Gerando apenas mobilizações sociais.
Nesta segunda-feira (17), acompanharemos as ações e tentaremos contato com o setor de habitação e responsáveis pela área ocupada.
[AFG_gallery id=’104′]