Como de costume, toda as terças-feiras a população aguardou pela sessão da câmara de vereadores de Itamaraju, que por motivos ainda não justificados não ocorreu.
Apenas o Presidente da casa Rubens do Hospital e mais seis vereadores estiveram presentes. E por falta de quórum a sessão desta terça-feira (26), não aconteceu.
Sabe-se que uma das obrigações de um parlamentar é frequentar apenas 4 sessões que acontecem em cada mês, onde qualquer trabalhador comum, quando falta um dia de trabalho tem os seus proventos (dia que faltou) cortado. Mas para os parlamentares as faltas podem ser realizadas durante o mês, desde que sejam justificadas.
Para a sessão apenas os vereadores Zé do Bolo, Joscelia, Leo Lopes, Portugal, Valzão e Paulo Vitor, estiveram presentes.
E de acordo com informações o presidente Rubens tentou contato com cada parlamentar faltoso para ouvir o motivo, pois projetos de interesse da sociedade estavam em pauta, onde na sessão do dia 12 de março, o mesmo reforçou essa idéia falando em seu discurso, “não devemos procurar o culpado e sim uma solução para esse povo. Onde a saúde deve ser vista de perto e se necessário for reunirmos forças para buscar o melhor para Itamaraju”, esse foi o objetivo e o compromisso firmado entre os parlamentares.
Questões muito polêmicas estavam em pauta e seria palco de discussões durante a noite. Mas como não houve quórum os trabalhos foram impedidos de prosseguir. Estava previsto para que agentes de saúde e dados da saúde fossem comentados.
Como fiscalizadores e para ajudar na administração do município, há uma cobrança da população que cada vereador não somente ocupe uma cadeira da câmara e sim se desloquem as ruas vistoriando obras e necessidades de melhorias para o povo, algo comum na vida do chefe do executivo. Que segue a verdade dos discursos feitos em palanque. Onde diariamente visita às obras por ele deliberadas.
Só após um breve passeio pela cidade os parlamentares terão o que conversar com o prefeito e poderão encaminhar todas as suas reivindicações, e enviar as melhorias que podem ser feitas na administração pública.
Lembrando ainda que os vereadores que faltaram à sessão ordinária foram: Mazuk Ribeiro (PV), Evandro Enfermeiro (PHS), Chico do Hotel (PP), Adriano Pinaffo (PV), Tonhão de Almerindão (PHS), Janio filho de Dal, (PC do B), Kéu de Júlio Martins (PP), Luis Pita (PSD).
Nosso portal ainda deixa o espaço aberto para cada vereador manifestar o motivo de sua falta, que será anexada a matéria.
Imagem I – Rede Social – Ernane Dias