InícioEditorialPolítica NacionalJP Ponto Final debate a nova política industrial

JP Ponto Final debate a nova política industrial

O programa JP Ponto Final, comandado por Claudio Dantas, diretor de jornalismo da Jovem Pan News, em Brasília, debateu neste sábado, 10, sobre a nova política industrial, lançada em janeiro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico da indústria brasileira. A edição contou com a participação do secretário do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços (Mdic), Uallace Moreira; e do diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Luis Gordon. De acordo com o Governo Federal, são R$ 300 bilhões para financiamentos destinados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) até 2026, o plano é dividido em 6 missões que contemplam diferentes setores, como segurança alimentar, saúde, infraestrutura, transformação digital, bioeconomia e defesa. 

Moreira afirmou que os recursos serão utilizados para fortalecer as cadeias produtivas e impedir que a sociedade fique à mercê de importações, como foi no caso da pandemia do covid-19.“Talvez o melhor exemplo disso é o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, veja que quando a gente tem cadeias produtivas densas, nós podemos proteger a sociedade de eventuais pandemias, como foi o caso da covid. Todos os países do mundo inteiro aceleraram os investimentos nas suas estruturas produtivas para promover a fabricação da vacina e salvar vidas”, disse o secretário do Mdic. O diretor do BNDES frisou que os empregos com melhor qualificação e melhor remuneração são gerados no setor industrial e defendeu a exportação brasileira. “Nós não queremos que as empresas brasileiras fiquem fechadas aqui. 0,88% das empresas brasileiras exportam, esses 0,88% representam 15% dos empregos. Ou seja, nós queremos que mais empresas exportem para gerarem mais empregos no Brasil.”, explicou Gordon. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fernando José, do Feubank, une forças com CREFAZ para crédito consciente

Fernando José, o "Rei do FGTS" do Feubank, e Lorrana Gabryella, da CREFAZ Crédito...

Idoso de 88 anos morre carbonizado após incêndio na região central de São Paulo

Um idoso de 88 anos morreu carbonizado após um incêndio em uma residência. O...

Bolsonaro é internado em hospital de SP e passa por exames para possível cirurgia de hérnia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta quarta-feira, 28, no Hospital Vila Nova...

Mais para você