InícioEditorialPolítica NacionalJustiça determina que Twitter remova publicação de Jean Wyllys contra Eduardo Leite

Justiça determina que Twitter remova publicação de Jean Wyllys contra Eduardo Leite

Pedido foi feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul após postagem do ex-deputado criticando a gestão do Tucano pela manutenção do programa de escolas cívico-militares

Wilson Dias/ Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) deferiu o pedido feito pelo Ministério Público do Estado (MP-RS) e determinou que o Twitter remova a publicação na qual o ex-deputado federal Jean Wyllys ataca o governador Eduardo leite (PSDB). A Justiça também determinou a quebra de sigilo de dados do perfil de Wyllys, com a rede social tendo cinco dias para fornecer os dados. Jean Wyllis é investigado por injúria contra funcionário público e por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Segundo o despacho, Wyllys agiu de “forma criminosa” ao proferir “ofensas homofóbicas à pessoa do governador”.

O pedido do MPRS foi protocolado na última sexta-feira, 21, pelo promotor David Melina da Silva, que afirma que “através da manifestação efetuada pelo suspeito, é possível afirmar que, inobstante críticas ao governo sejam inerentes à Democracia, Jean Wyllys ultrapassou os limites da liberdade de expressão, ofendendo a dignidade e o decoro do Governador do Estado, sobretudo considerando o alcance da publicação”. Segundo o promotor, às 18h do dia 20 de julho, a publicação tinha mais de um milhão de visualizações, além de 543 retweets e 5 mil curtidas. Segundo o MP-RS, o texto tem elementos ligados à orientação sexual do governador, por insinuar que a decisão de Leite em manter o programa de escolas cívico-militares teria como razão uma “homofobia internalizada” decorrente de “libido e fetiches” ligados aos uniformes e ao autoritarismo. Até o momento, nem Leite nem Wyllys se manifestaram nas redes sociais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mercado reage mal após Lula revisar meta de superavit

Economistas elevaram projeções do dólar e da Selic; moeda norte-americana chegou a R$ 5,28...

IBGE vende mapa com Brasil no centro do mundo. Saiba como comprá-lo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai começar a vender o mapa-múndi...

Mais para você