InícioEditorialPolítica NacionalLatam confirma que Filipe Martins embarcou para Curitiba no fim de 2022

Latam confirma que Filipe Martins embarcou para Curitiba no fim de 2022

PF diz que ex-assessor estava na lista de passageiros do avião presidencial no fim de 2022; documento da companhia aérea, obtido pelos advogados, indica detalhes do voo

O ex-presidente Jair Bolsonaro em uma live com o então assessor especial da Presidência, Filipe Martins, em 2020 reprodução/YouTube – 4.jun.2020

Caio Vinícius Giullia Colombo 14.mar.2024 (quinta-feira) – 21h59

Um documento da companhia aérea Latam obtido pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL), confirma que ele embarcou em um voo para Curitiba (PR) em dezembro de 2022. A declaração de embarque da companhia difere do que disse a PF (Polícia Federal) quando pediu a prisão de Martins.

Para a corporação, Martins teria saído do Brasil em dezembro de 2022 no avião presidencial com destino a Orlando (EUA). A PF argumentou, também que o DHS (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, na sigla em inglês) também registrou a entrada do ex-assessor no país. A prova dessa informação atribuída à autoridade norte-americana nunca foi mostrada pela PF.

Os indícios reunidos pela Polícia Federal foram usados como base para que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinasse a prisão preventiva de Martins. Ele é investigado na operação Tempus Veritatis por participar de uma suposta trama golpista.

O documento da Latam, no entanto, mostra que Filipe Garcia Martins Pereira está nos registros e na lista de passageiros do voo LA3680 com destino a Curitiba. O avião decolou às 16h50min de 31 de dezembro de 2022. O pouso foi às 18h40 do mesmo dia.

Em decisão da 2ª feira (11.mar), Moraes intimou a Latam para que confirmasse se o ex-assessor embarcou no voo para Curitiba. Ele também acionou o Aeroporto Internacional de Brasília para informar se há imagens dos embarques da comitiva presidencial com destino a Orlando.

O pedido do ministro do Supremo foi feito depois que a PGR (Procuradoria Geral da União) emitiu parecer favorável à soltura de Martins, alegando que o quadro sofreu modificação. Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a defesa do ex-assessor apresentou provas que comprovam a permanência dele no Brasil, apesar de ter seu nome na lista de passageiros do voo presidencial que decolou com destino aos EUA.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moradores reclamam de situação precária em estradas de Itamaraju

Moradores e pessoas que transitam no interior do município de Itamaraju, reclamam da falta...

Leandro Grass diz que deseja se candidatar ao governo do DF em 2026

Presidente do Iphan, do PV, disputou eleição em 2022 e ficou em 2º lugar,...

PF ouve Eurípedes Júnior sobre fraude em fundo eleitoral nesta quinta

Eurípedes Gomes Júnior, presidente licenciado do Solidariedade e ex-dirigente do Pros, prestará depoimento na...

Renascer: estrela da Globo é escalada para fisgar Inocêncio com virada

Foto: Globo/Divulgação 1 de 1 foto colorida de marcos palmeira como josé inocêncio -...

Mais para você