Futuro líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ) lançou apoio à candidatura de Eduardo Paes (PSD) ao Governo do Rio de Janeiro em 2026. Em declaração à coluna, o parlamentar afirmou que Paes “é o nome do Lula” para concorrer ao Palácio Guanabara e enfrentar o candidato que vier a ser apoiado por Bolsonaro.
“Eu defendo a candidatura do Eduardo Paes para o governo. É um ótimo nome. E é o nome do Lula no Rio de Janeiro. Lula quer”, disse o deputado. Reeleito prefeito do Rio há dois meses, Eduardo Paes não admite publicamente a intenção de deixar a cadeira para disputar o Palácio Guanabara. Aliados, contudo, garantem que a conjuntura favorável o seduzirá.
Eduardo Paes venceu a eleição na capital no primeiro turno sem dar chances a adversários como Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSol). Em seu segundo mandato, o governador Cláudio Castro (PL) estará fora da corrida pelo Palácio Guanabara e ainda não definiu um nome para a sucessão. O desafio de Paes, em 2026, seria ampliar o eleitorado no interior do estado e na Baixada Fluminense.
O apoio de Lindbergh Farias a Eduardo Paes mostra convergência no PT. No pleito municipal, o parlamentar discordou do apoio do partido ao atual prefeito e fez campanha para Tarcísio Motta, mais identificado com as bandeiras da esquerda.
Em 2022, o campo progressista amargou derrotas nas duas disputas majoritárias no Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL) superou Marcelo Freixo (então no PSB) na disputa pelo governo, enquanto Romário (PL) foi mais votado que Alessandro Molon (PSB) e conquistou a vaga ao Senado. Esse cenário faz com que o PT busque expandir alianças ao centro.