InícioEditorialIpea: presença de militares em cargos civis aumentou 193% em 8 anos

Ipea: presença de militares em cargos civis aumentou 193% em 8 anos

O aumento da presença das Forças Armadas em cargos civis durante o mandato Jair Bolsonaro (PL) é notável. Militar reformado, o mandatário não esconde a preferência pela categoria, como quando empossou o general Eduardo Pazuello como ministro da Saúde durante a pandemia da Covid-19.

O relatório Presença de militares em cargos e funções comissionados do Executivo Federal, publicado nesta segunda-feira (30/5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), analisou a presença do grupo de 2013 a 2021 no Executivo federal. Dentro do período analisado, o número de militares ocupando cargos e funções civis aumentou 193%.

Já a presença da categoria em cargos comissionados aumentou 59% durante os oito anos analisados. O trabalho aponta “tendência de expansão” da ocupação de postos em agências reguladoras por militares.

  • Ex-militar Vila Cruzeiro
    Brasil
    Ex-militar da Marinha está entre os 23 mortos na ação da Vila Cruzeiro
  • Artigos
    Prioridade a escolas cívico-militares reforça viés ideológico
  • Guilherme Amado
    Caso de militares que mataram músico e catador no RJ chega ao STM
  • Uma análise dos atos do Executivo Federal mostra um “conjunto de normas recentes do Executivo federal que expande as possibilidades da presença de militares na ‘burocracia civil’, apontando para aumentar a possível militarização da burocracia em curso”, argumenta a pesquisadora.

    Em levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) feito em 2020, três grupos reuniam maior quantidade de pessoas: 1.969 militares da reserva atuando no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 1.249 em cargos na área da saúde e 179 docentes. Os três casos somam 55,2% dos 6.157 militares identificados.

    “Ainda que o aumento seja numericamente expressivo, qualificações adicionais relacionadas aos níveis decisórios dos cargos ocupados são necessárias para que avaliar se esta trajetória é ou não relevante para o processo de produção de políticas públicas”, conclui Flávia de Holanda Schmidt.

    Entre 2013 e 2018, houve estabilidade no número de militares em cargos de “natureza especial”, considerados do alto escalão do Executivo Federal. “Em 2019, o número dobrou, com pequenos aumentos nos anos subsequentes analisados”, diz o estudo.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Ipea: presença de militares em cargos civis aumentou 193% em 8 anos apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Atraso na Declaração do Imposto de Renda: Consequências e Dicas Práticas

    O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024...

    Cobranças públicas de Leite incomodam Planalto e tensão sobe

    A avaliação do Executivo é que as postagens do governador gaúcho sobre as enchentes...

    Bolsonaro escolhe final de semana de Marcha para Jesus em SC para ato em Joinville

    Foto: Fábio Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil O ex-presidente Jair...

    Vítimas de crime na web, irmã e mãe de Davi vão parar na delegacia

    A semana começou tensa e terminou em delegacia para Elisângela e Raquel Brito, mãe...

    Mais para você