InícioEntretenimentoCelebridadeLuis Miranda: "Negros não aceitaram mais os papeis de fundo"

Luis Miranda: “Negros não aceitaram mais os papeis de fundo”

Num eventual versão brasileira e exagerada para o filme Adeus, Lenin!, imaginemos que uma pessoa conhecida ficou em coma por alguns anos e desperte na atualidade. Certamente, ela estranharia algumas coisas ao ligar a televisão, por conta das mudanças que o veículo vem sofrendo. Era impensável uma realidade, há 10 anos, em que a maior televisão do Brasil teria três produções de horário nobre protagonizadas e escritas por profissionais pretos.

Isso é uma realidade do agora: Amor Perfeito, Vai Na Fé e Terra e Paixão contam com Maria Gal e Diogo Almeida; Sheron Menezes e Bárbara Reis, respectivamente. A telinha ainda vai ganhar uma outra produção, com um conterrâneo de Maria Gal nos holofotes: Encantado’s, que vai ocupar as noites de terça na Globo a partir de hoje (2) e tendo Luis Miranda como um dos protagonistas.

A trama foi criada por Renata Andrade e Thaís Pontes e escrita por elas com Chico Mattoso e Antônio Prata, que assinam a redação final. A direção artística é de Henrique Sauer e a trama gira em torno dos irmãos Ponza, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que herdaram do pai um supermercado e uma escola de samba da série D do Rio de Janeiro. Ambos funcionam no mesmo espaço no subúrbio da cidade.

“Eu acho que, mais do que uma questão de conquista, tem uma coisa que não era mais cabível e não tinha como segurar esse movimento, que veio de Hollywood em séries que chegaram aqui ao Brasil. Mais cor, protagonismo preto, multifacetados elencos. É um momento interessante poder pontuar três novelas nesse perfil e que foi conquistado à base de luta e suor de muita gente”, conta Luis Miranda. 

A série estreou no Globoplay em novembro do ano passado, fruto  da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. Para Antonio Prata, a série lida com as coisas que o Brasil tem de melhor: Carnaval, uma de nossas manifestações culturais mais importantes, e a fé, não só aquela religiosa, mas a fé na vida, de que as coisas vão ser melhores amanhã.

Os irmãos são donos de personalidades de distinções tão grandes quanto o tamanho de seus corações. Ela tem o objetivo de gerir o negócio que dá sustento à família. Ele, por sua vez, herdou do pai o sonho de ser um grande carnavalesco e faturar um título no carnaval do Rio. Essas contradições fazem com que protagonizem momentos cômicos e afetuosos junto ao elenco. 

Vilma comenta que, enquanto mulher preta, se sente representada e privilegiada por se ver na tela. “Quando eu falo em me ver, digo em relação aos meus pares. Eu acho que é assim que as pessoas pretas e suburbanas vão se sentir”, explica. 

“Estamos falando de pessoas reais, pessoas que existem, como uma tia, uma mãe, uma amiga. E temos uma lente de aumento para aquilo. A escola de samba nada mais é do que o reduto cultural daquelas pessoas. Então o subúrbio você vê ali na tela presente e representado”, comenta Vilma.

Renata Andrade reforça que a comédia fala sobre sonhos, perseverança, fé e relações. Ela conta que assinar o projeto é um passo importante para solidificar sua carreira e abrir caminhos para outras roteiristas pretas sobreviverem desse ofício cinematográfico. 

Com a história de Eraldo, Luis Miranda segue nesse mesmo caminho e diz que conseguirá mostrar vários brasileiros numa única pessoa: “os negros não aceitaram mais fazer os papeis de fundo, com senzala, empregados. A gente quer contar nossas histórias. Têm vindo mais dramaturgos pretos, atores com mais postura e colocação e o dinheiro tem circulado. É um projeto financeiro, é dinheiro rolando. Falamos de uma coisa qu dá dinheiro. Não ganhamos nada, pegamos o espaço após lutas bravas”, avalia. 
 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você