InícioNotíciasPolíticaLula afirma que gostaria de discutir a paz mundial com Putin no...

Lula afirma que gostaria de discutir a paz mundial com Putin no Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera importante a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na Cúpica do Brics, que acontece na próxima semana na África do Sul. O mandatário afirmou ao jornal sul-africano Sunday Times que, pela reunião se tratar de assuntos essenciais, como a paz mundial, é necessária a presença de todos os representantes – incluindo Putin.

A reunião do Brics ocorre entre esta terça (22/8) e quinta-feira (24/8), e será a primeira edição presencial desde a guerra na Ucrânia. É por conta desse fator que o presidente russo, Putin, não irá comparecer ao evento, já que o Tribunal Penal Internacional (TPI) expediu um mandato de prisão contra ele. No lugar dele, entra o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

“Lavrov é um diplomata muito importante, mas seria essencial que a Rússia participasse desse encontro com o seu presidente. Nós vamos discutir temas globais como a paz e a luta contra a desigualdade e eu gostaria muito de discuti-los pessoalmente com o presidente Putin”, afirmou Lula ao Sunday Times.

O bloco do Brics recebeu cerca de 22 pedidos de admissão, segundo o embaixador da África do Sul para a Ásia e o Brics, Anil Sooklal. Além disso, países como Arábia Saudita, Argentina, Cuba, Venezuela e Irã já demonstraram interesse. Caso fossem aceitos, os pedidos beneficiariam a China, que tem como objetivo ampliar sua influência no mundo.

Lula ainda reforçou a ideia do bloco criar uma moeda única, para reduzir a dependência do dólar. No entanto, a Rússia considera que isso não seria possível a curto prazo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado discute proposta que pode privatizar terrenos da União

PEC quer que áreas ocupadas do litoral possam ser compradas por particulares mediante pagamento,...

Governo Lula planeja show em Brasília para arrecadar dinheiro para RS

IGO ESTRELA/METRÓPOLES 1 de 1 Chuvas e inundações no Rio Grande do Sul -...

Congresso analisa vetos às “saidinhas” e ao calendário de emendas

Deputados e senadores têm sessão conjunta na 3ª feira (28.mai); governistas estão otimistas com...

Deslizamento de terra deixou 2 mil soterrados em Papua Nova Guiné

Depois que uma agência da ONU apontou 670 pessoas mortas em deslizamento de terra...

Mais para você