InícioEditorialPolítica NacionalLula aprova reajuste salarial de 9% para os servidores públicos

Lula aprova reajuste salarial de 9% para os servidores públicos

Congresso Nacional havia aprovado a MP, mas precisava da sanção do presidente para que a medida se transformasse em projeto de lei de conversão

Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Reajuste também vale para aposentados, pensionistas e funções e cargos comissionados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o reajuste em 9% o salário de todos os servidores públicos federais do Poder Executivo, autarquias e fundações. O texto ainda prevê reajuste para aposentados, pensionistas e também vale para cargos e funções de comissão e confiança. O Congresso Nacional havia aprovado a medida provisória, mas precisava da sanção de Lula para se transformar em projeto de lei de conversão (PLV) pois foram realizadas alterações. A Câmara dos Deputados também promoveu aumento de 43% no auxílio-alimentação. O reajuste passou os pagamentos de R$ 458 para R$ 658 mensais. No entanto, para o aumento do auxílio bastou a edição da Portaria 977/23, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O último ano em que houve reajuste desse auxílio foi 2016. Foram introduzidas no texto a criação de mais uma diretoria na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que passam de três para quatro. A criação foi um acordo de integrantes do Centrão com o governo. A tendência é que a quarta diretoria fique sob comando de partidos como PP e Republicanos, que devem ser oficializados no governo nas próximas semanas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você