InícioEditorialPolítica NacionalLula defende voto secreto de ministros do STF para frear ‘animosidade’

Lula defende voto secreto de ministros do STF para frear ‘animosidade’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a população não deve saber sobre os votos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante o programa ‘Conversa com o Presidente‘, transmitido em suas redes sociais, nesta terça-feira, 5. Pressionado por aliados por conta de indicações à Suprema Corte, Lula afirmou que o Brasil precisa “respeitar as instituições” e que o voto secreto dos magistrados ajudaria a reduzir a “animosidade” de setores da sociedade contra o STF. “Não cabe ao presidente da República gostar ou não de uma decisão da Suprema Corte. A Suprema Corte decide, a gente cumpre. É assim que é”, disse. “Eu, aliás, se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votaram a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber quem votou. Aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz”, complementou o presidente.

Um dos primeiros votos do novo ministro indicado por Lula ao STF, Cristiano Zanin, surpreendeu partidários do presidente pelo viés conservador. O ex-advogado do petista votou contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. Depois, porém, mostrou alinhamento com a posição do governo ao declarar voto contrário ao marco temporal para terras indígenas. Lula deve indicar mais um ministro ao Supremo até outubro, quando a atual presidente da Corte, Rosa Weber, se aposenta por completar 75 anos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em Porto Alegre, lago Guaíba pode chegar a 5 metros na 6ª feira

A cheia deverá atingir a região das ilhas e a zona sul de Porto...

Juíza americana se irrita com Valdemar e quer que ele vá aos EUA depor em ação contra a ex

Foto: Reprodução/Facebook O presidente do PL, Valdemar Costa Neto 02 de maio de 2024...

Após veto de Lula, Congresso vai insistir em calendário de emendas

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA),...

Após recordes, previsão é de mais tempestades no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na quinta-feira (2/5) dois alertas climáticos para...

Mais para você