InícioEditorialPolítica NacionalLula diz estar cansado de IA e defende "inteligência humana"

Lula diz estar cansado de IA e defende “inteligência humana”

Declaração é feita 1 dia depois de reunião do petista com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia em que prometeu recursos e “política concreta” para IA

Lula discursa em almoço alusivo ao Dia das Mulheres na Vila Planalto Sérgio Lima/Poder360 – 8.mar.2024

Gabriela Boechat 8.mar.2024 (sexta-feira) – 15h42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (8.mar.2023) que está “cansado” de ouvir falar em IA (inteligência artificial). Segundo ele, não há necessidade de investimento nesse tipo de tecnologia em um país com “tanta gente inteligente”.

A declaração foi feita 1 dia depois de Lula ter coordenado a 1ª Reunião do CNCT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia), centrada nos progressos e desafios da Inteligência Artificial no Brasil. No evento, disse que o Brasil precisava de uma política concreta voltada para a inteligência artificial.

“Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Porque não usamos a inteligência humana que temos aqui?”, afirmou o presidente durante almoço com servidoras em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.

Apesar do argumento contrário à inteligência artificial nesta 6ª feira, o presidente disse ter conversado com cientistas na reunião do CNCT e os desafiado a criar uma proposta de IA feita somente em português. Segundo Lula, os cientistas teriam até julho, mês em que será realizada a Conferência Nacional de Tecnologia, para apresentar o projeto.

Lula disse aos pesquisadores presentes para que aproveitassem a sua gestão porque “jamais terão liberdade de pensar e agir” mais do que em seu governo. Assegurou ainda que, se houver bons projetos para o setor, não haverá falta de recursos para investimento.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO – Antônio Bernardo da Silva

Antônio Bernardo da Silva Data de falecimento: 20/04/2024 Saiba mais informações sobre o serviço de notas...

Davi tenta reconciliação com Mani Reggo: “Vou gritar pro mundo”

Depois de Davi Brito anunciar que pretende ter uma conversa séria com Mani Reggo,...

Saiba quem é o jogador de futebol que viveu affair com Pabllo Vittar

Divulgação 1 de 1 Fotografia colorida mostrando Pabllo Vittar-Metrópoles ...

Pesquisa Ipec aponta que 42% dos brasileiros avaliam atuação do governo em segurança e saúde como ruim ou péssima

Pesquisa divulgada neste domingo (21) pelo Ipec aponta avaliação negativa da gestão do presidente...

Mais para você