InícioEditorialPolítica NacionalLula mantém Nísia na Saúde e garante pagamento retroativo do piso da...

Lula mantém Nísia na Saúde e garante pagamento retroativo do piso da enfermagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está “garantida no cargo” e que autorizou o pagamento retroativo a maio deste ano do piso nacional da enfermagem aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). As manifestações ocorreram durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, nesta quarta-feira, 5. O presidente disse que se antecipou para tranquilizar a ministra. “Na semana passada, eu liguei para a Nísia. Eu tinha lido uma nota no jornal, de que tinha alguém reivindicando o Ministério da Saúde. Eu fiz questão de ligar pra Nísia, porque eu ia viajar para fora do Brasil. Eu disse ‘Nísia, vá dormir e acorde tranquila, porque o Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim e ficará até quando eu quiser”, apontou, sobre especulações de que partidos aliados do governo teriam reivindicado a pasta.

Lula voltou a defender o pagamento do piso, em acordo com a própria ministra. “Enfermagem não é um trabalho menor. Quem vai limpar as pessoas, quem leva no banheiro, quem dá injeção é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha muito. Por isso tem que ser valorizado. A companheira Nísia tomou a decisão: ela vai pagar o piso, vai pagar o atrasado desde maio, e mais o décimo terceiro”, completou Lula. A decisão pelo pagamento foi acordada durante reunião de Lula com ministros no Palácio do Alvorada, à qual compareceram Nísia Trindade e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Com a decisão pelo pagamento retroativo no SUS, o governo espera sanar a série de paralisações anunciadas pela categoria.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Carlinhos ‘Mendigo’ é enviado para centro de detenção em Guarulhos

Carlos Alberto da Silva, o ‘Carlinhos Mendigo‘ do humorístico Pânico, foi enviado para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos na tarde desta quinta...

TSE autoriza partidos a usar fundo partidário para comprar imóveis em leilões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (20), por unanimidade, que as legendas...

Moraes arquiva inquérito contra Google e Telegram

Aberto em 2023, o inquérito investigava as empresas por fazer campanhas “abusivas” contra o...

Mais para você