Foto: Nelson Jr./Arquivo/STF
Kássio Marques 15 de novembro de 2023 | 06:46
O presidente Lula (PT) telefonou na segunda (13) para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques para antecipar que o juiz João Carlos Mayer seria nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Marques apoiava o juiz com entusiasmo, e por isso Lula decidiu avisá-lo antes que a nomeação fosse divulgada.
O presidente, com o gesto, busca estreitar relacionamento com o magistrado, que foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) para integrar a Corte.
Os dois começaram a se comunicar por meio de interlocutores comuns. Mas agora a conversa tem sido direta e, segundo auxiliares do presidente, eles podem se encontrar em breve, assim que Nunes se recuperar de uma cirurgia no quadril.
O gesto faz parte de um movimento mais amplo, em que Lula procura diversificar o diálogo com o Supremo, conversando com magistrados de quem ainda não é próximo, ou com quem teve problemas no passado.
Segundo um ministro, o presidente está buscando “expandir a institucionalidade”.
Quando venceu as eleições, Lula mantinha boa relação com os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de Ricardo Lewandowski, que já se aposentou.
Ainda na campanha, ele se reaproximou de Luís Roberto Barroso, que hoje preside o STF. O ministro votou diversas vezes contra Lula na época da Lava Jato, mas o mal estar foi contornado.
Emissários de Lula também têm conversado com o ministro André Mendonça, e há também um movimento de reaproximação com Dias Toffoli.
Mônica Bergamo/Folhapress
Comentários